Educação

Brincando de orquestra

Portal desperta de forma divertida o interesse dos pequenos pela música clássica

orquestra1
Reprodução do site ‘Brincando de Orquestra’

“A música deve fazer parte da educação básica de todo cidadão”, afirma o músico Tim Rescala, criador do portal “Brincando de orquestra“, em parceria com a Orquestra Petrobras Sinfônica, lançado recentemente. Depois de encantar as crianças de 1.065 escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, a obra em DVD ultrapassou as fronteiras físicas e chegou à internet através de um site que multiplica as noções básicas da linguagem musical de forma lúdica, bem-humorada e criativa.

– O objetivo deste trabalho é oferecer um primeiro contato com o universo da música sinfônica, despertando seu interesse de forma lúdica pela música clássica – explica Tim Rescala.

Ali, podem ser acessados a gravação completa de “Brincando de Orquestra”, jogos divertidos para aprender como funciona uma orquestra e seus naipes, dicionário musical, além de um tutorial para os professores que decidirem usá-lo em sala de aula.

O portal tem um perfil didático, procurando oferecer às crianças um primeiro contato com o universo sonoro da orquestra sinfônica.

– O conceito básico é transformar a sala de aula em uma pequena orquestra. Nem é necessário que haja instrumentos. O importante é que as crianças apreendam a noção de “naipes” – afirma o músico.

O projeto atende às novas necessidades do ensino público brasileiro, notadamente da recém sancionada lei 11.769/2008, que traz de volta o ensino da música nas escolas brasileiras. Não só há uma séria escassez de professores preparados para enfrentar este desafio, como também de material didático adequado. O site pretende auxiliar o professor da rede pública a conduzir o primeiro contato das crianças, particularmente no ensino fundamental, com o universo da música sinfônica.

– Observamos que mesmo as crianças pequenas, em torno de 2 anos, já identificam o computador como algo com o qual elas podem interagir. O estímulo que se dá em casa é fundamental, pois cabe aos pais oferecer a maior gama possível de estímulos. O que se faz em casa complementa o que a escola deve fazer também, ou seja, oferecer caminhos – orienta Tim Rescala.

O site “Brincando de Orquestra” tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *