Destaque Educação

Centros culturais: espaços de interação artística

Teatro, cinema, shows e muitas outras formas de arte em um só lugar. Leia   

A paisagem exuberante da cidade maravilhosa se mescla à obra do homem através do tempo. Boa parte da história do Brasil está guardada no Rio de Janeiro. Belos prédios dos séculos XIX e XX abrigam centros culturais que não se limitam a contar os fatos – muitos espaços oferecem uma programação intensa. Portanto, visitá-los com as crianças pode ser divertido e enriquecedor.

Os centros culturais, assim como os museus, abrigam história e cultura, mas com uma proposta um pouco mais dinâmica. Pois são espaços onde as diferentes linguagens artísticas vivem em harmonia e se complementam. Essas instituições são uma excelente opção de lazer para a toda a família, pois oferecem uma rica e diversificada programação cultural. Em um único lugar é possível encontrar teatro, cinema, espetáculos de música, dança, fotografia, literatura e artes plásticas. No puro estilo “tudo ao mesmo tempo agora”!

O mais interessante é que praticamente todas essas instituições possuem um departamento que se destina a organizar e pensar atividades voltadas, principalmente, para as crianças. São os chamados setores educativos. Possuem, na maioria das vezes, equipe com profissionais formados em Artes Plásticas, Pedagogia, Psicologia, Letras, Comunicação, entre outras. Esses profissionais enriquecem e diversificam ainda mais o trabalho planejado para os pequenos. Então, além de toda a programação oferecida pelo centro cultural, o setor educativo promove oficinas, brincadeiras, contação de histórias e apresentações para toda a família.

Se ao longo da vida tivermos a oportunidade de entrar em contato com diferentes linguagens e manifestações culturais, teremos possibilidade de nos apropriar das que mais nos identificamos. Alguns estudiosos afirmam que experimentar diferentes formas de produção cultural nos permite dialogar com o outro e com a cultura de cada um, nos construindo e desconstruindo cotidianamente. Quando ocupamos espaços diferentes e temos a oportunidade de explorar situações diversas, estabelecemos novas relações, construindo saberes diferentes do que temos e dando outro sentido e outro significado para as coisas do mundo.

Alguns centros culturais do Rio de Janeiro
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Centro Cultural dos Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro

Caixa Cultural
Avenida República do Chile, 230 – Centro

OI Futuro
Rua 2 de Dezembro, 63 – Flamengo
Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema

Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea

Centro Cultural João Nogueira
Rua Dias da Cruz, 170 – Méier

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *