Show interativo inclui a história ‘Chapeuzinho Amarelo’, único livro infantil do compositor
Há mais de duas décadas, Cacau Vargas trabalha com música, dando aula, compondo e cantando para crianças. No dia 25 de outubro, ela estreia o espetáculo “Chico para crianças com Cacau Vargas”, no Planetário da Gávea. O show é interativo e inclui, além de canções de Chico Buarque, a história de “Chapeuzinho Amarelo”, único livro infantil do compositor e autor.
– Chico é um baluarte da música brasileira e este ano estamos comemorando seus 70 anos. É uma homenagem e um presente não só para ele como para o público também. Ele é um compositor capaz de transitar entre todas as faixas etárias com uma competência inquestionável. O nosso espetáculo não é a peça Os Saltimbancos, não é teatro musical. Me encaixo no que costumo chamar de Espetáculo Músico teatral, em que a música dialoga com a plateia e não só com os atores. Vejo uma diferença importante entre os dois estilos, no nosso espetáculo, a música é o carro-chefe – explica a artista, lembrando que se trata de um programa para todas as idades. – É um espetáculo que instiga o imaginário não só das crianças como dos adultos também. Elas vão cantar, dançar, conversar, aprender e se divertir bastante.
O espetáculo fica em cartaz até o dia 16 de novembro, e, depois dele, Cacau emenda com uma produção similar, mas com músicas de Toquinho e Vinícius.
– Sempre ouvi as músicas do Chico, Toquinho e Vinícius. São obras primas com um requinte e beleza que nos encantam. Como sou professora de música, cantora e compositora, sempre busco canções que possam acrescentar no desenvolvimento da criança. Do simples e difícil ato de ouvir e apreciar uma canção até o estímulo a diversas valências que o texto, a melodia e o ritmo podem propor. Por isso escuto de tudo, me influencio com tudo, transito em todos os estilos, de renomados compositores ao cancioneiro popular, de anônimos a Villa Lobos, mas sempre com o cuidado de nivelar por cima o conteúdo das canções que apresento às crianças – afirma.
Os shows, como a própria artista ressalta, vão além do entretenimento. A música é também uma maneira de Cacau contribuir para o desenvolvimento dos pequenos. E a receptividade da plateia é o que mais a tem motivado nesse trabalho.
– O retorno verdadeiro, a felicidade e a curiosidade estampadas em cada rostinho quando a música começa. Me motiva poder colaborar com o desenvolvimento de várias capacidades da criança, saber que eu posso estimular a musicalidade e instigar a sensibilidade dos pequenos fazendo florescer o seu lado mais legítimo e espontâneo através da música. Agora, o máximo mesmo é saber que uma criança pegou a chupeta pra usar como palheta no violão e começou a me imitar. Isso é fantástico e gratificante! – conta.
Serviço:
Teatro Maria Clara Machado (Planetário da Gávea)
Av. Padre Leonel Franca, 240, Gávea. Tel.: 2274-7722
Sábados e domingos, às 16h. De 25/10 a 16/11
R$ 40 e R$ 20