Alternativa para muitos pais, colônias de férias fazem sucesso junto à garotada
Tempo de férias. Crianças esperam ansiosamente por ele. E quando podem aproveitá-lo do jeito que gostam, brincando muito, é ainda melhor. As colônias de férias, sempre vistas como uma alternativa quando os pais continuam trabalhando, costumam ser um mundo de novas oportunidades para crianças e adolescentes. São atividades de lazer muitas vezes diferentes das quais estão acostumados, sem falar na interação que podem ter com outros da mesma idade.
Inspirado no modelo dos summer camps ingleses, o Rancho Santa Mônica, em Cachoeira de Macacu, é a prova de que um bom trabalho é duradouro. A colônia de férias funciona desde 1979, e continua atraindo o interesse da criançada. E não são os dois milhões de metros quadrados e toda a infraestrutura de esporte os únicos responsáveis pelo sucesso do local. Para Guilherme Mello, administrador do Rancho, é a filosofia do lugar que faz diferença.
– É a construção de uma filosofia própria, com valores brasileiros e uma alegria carioca, que fez o Rancho se tornar uma paixão da garotada. Monitores treinados, uma boa infraestrutura cercada de verde e águas cristalinas, 35 anos de tradição e a confiança de três gerações de pais são a receita do sucesso. Isso sem falar na propaganda boca a boca que “contamina” a garotada, tanto do Rio como de outros estados, e até de estrangeiros que frequentam – avalia.
E a infraestrutura a que ele se refere não se limita a aspectos físicos.
– Diversão e segurança são os ingredientes básicos. A diversão é resultado de todo nosso trabalho para manter a turma no pique das férias com tudo que o Rancho oferece. A segurança é fundamental para o funcionamento, tanto no aspecto de proteção física para evitar acidentes quanto pelo lado psicológico com monitores treinados, a ausência de bullying ou outros aspectos negativos presentes no dia a dia da nossa sociedade. Por isso dizemos que “o Rancho é um mundo melhor”.
Mundo que as crianças que experimentam costumam aprovar. Nessas três décadas, o Rancho já recebeu mais de uma vez muitos de seus visitantes ou “rancheiros”, como são chamados. Como esta, há outras colônias também tradicionais. O mais importante na escolha é conhecer o espaço e a proposta de cada um, e saber se, de fato, as crianças querem participar. Depois é só deixá-las se divertirem.
Confira, abaixo, algumas opções.
Acampamento Paiol Grande – Situado na cidade de São Bento do Sapucaí, a três horas da capital de São Paulo, o acampamento fica dentro da área de preservação ambiental da Serra da Mantiqueira e é cercado por belezas naturais. O tema da colônia será cinema. Os visitantes são acomodados em chalés, separados por faixas etárias. Em janeiro, para crianças de 6 a 17 anos. Telefone (12) 3971-1579 ou 0800 771 1537.
Acampamento Turma da Mônica – É realizado em Sapucaí Mirim, Sul de Minas Gerais. Acontece de 25 a 27, e de 28 a 30 de junho de 2014. Para crianças de 7 a 11 anos. Telefone (11) 5090-7418
Companhia Athletica – É realizada dentro da academia, na Barra da Tijuca. Acontece de 21 a 24 e de 27 a 31 de janeiro. Para crianças de 3 a 14 anos. Telefone: (21) 3505-0000
Diversão e Arte – Funciona no colégio Passaredo, no Jardim Guanabara, Ilha do Governador. Em janeiro, para crianças de 5 a 12 anos, sem divisão de faixa etária. Terá como tema Vinícius de Moraes. Contato gilbertodalma@gmail.com.
Rancho Santa Mônica – Fica em Cachoeira de Macacu, a 105 quilômetros da capital do Rio de Janeiro. Para crianças de 5 a 17 anos. Acontece em janeiro e em fevereiro (temporada de carnaval). Telefone (21) 2556-5337 / 2557-3073.