Coruja Que Legal!

Consumo consciente

Aluguel de berço e troca-troca de uniformes e livros são exemplos de consumo consciente e sustentável 

Já pensou em alugar um berço para o bebê em vez e comprar o móvel? E o que acha de poder pegar na escola peças usadas de uniforme em vez de pagar por novas? Esses são alguns exemplos do que podemos chamar de consumo consciente. Ainda vivemos numa sociedade muito consumista, mas a preocupação com o uso de recursos naturais e descarte do lixo vem ganhando cada vez mais espaço e importância. Grandes e, principalmente, pequenas ações adotadas por empresas, governos e cidadãos ajudam a aumentar a conscientização do que pode ser feito em prol do meio ambiente e do bolso. Sim, consumo consciente passa também pela economia que cada um pode fazer.

Colégio Cruzeiro promove troca-troca de uniforme e livros

O Colégio Cruzeiro, no Rio de Janeiro, por exemplo, promove desde 2009 o troca-troca de uniformes e livros didáticos e paradidáticos. Assim, as famílias têm a opção de reaproveitar, para seus filhos, o que já foi usado por outros estudantes da mesma escola. O material pode ser deixado ao longo do ano em caixas coletoras, que ficam nas portarias das unidades Centro e Jacarepaguá, e o colégio realiza, três ou quatro vezes por ano, o troca-troca, colocando as doações expostas para a retirada.

– A proposta tem total apoio dos alunos e das famílias, uma vez que intensifica as ações que almejam a conscientização da prática solidária, da redução de consumo e da sustentabilidade financeira das famílias – avalia Luciane Hentschke, coordenadora do Projeto de Ação Social da Sociedade de Beneficência Humboldt, mantenedora do Colégio Cruzeiro.

Luciane lembra que o colégio também costuma realizar uma feira de livros de literatura geral, em outubro, durante a semana da criança:

– É a oportunidade de doar aquele livro que não é mais lido e receber outro, sobre o qual tem interesse.

Loja Tinoc lança linha de berço para aluguel

Com foco no consumo consciente e sustentável, a loja de móveis e acessórios de decoração  infantil Tinoc lançou a Tinoc Loc, especializada em aluguel de berços. O móvel pode ser customizado, laqueado na cor escolhida pelo cliente, e, após a devolução, é totalmente restaurado antes de ser posto para aluguel novamente. O berço pode ser alugado por, no mínimo, seis meses. A loja entrega, monta e retira a mobília.

– A ideia surgiu no início desse ano (2109) por conta da grande demanda pelo consumo consciente. Somente os berços são para aluguel – conta José Eduardo Menaged, fundador da Tinoc.

O modelo disponibilizado para o aluguel, segundo José Eduardo, é o mais versátil e mais procurado para compra. E, na avaliação dele, a receptividade tem sido ótima. Por enquanto, o aluguel só está disponível no Rio de Janeiro.

Foto em destaque: Berço Tinoc Loc/Crédito: Denilson Machado/Divulgação 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *