Destaque Família Fazer o bem Lazer

Para crianças: Contação de história e teatro infantil em tempos de Covid-19

São tantas iniciativas bacanas de levar arte às crianças por meio de redes sociais neste momento de isolamento, que é impossível citar todas aqui. Mas o Quem Coruja não poderia deixar de aplaudir e compartilhar o trabalho de artistas incansáveis que, apesar de também preocupados com a situação, buscam formas de cumprir a missão que têm com a arte, tão bem definida por Milton Nascimento: “todo artista tem de ir aonde o povo está”.

A contadora de história, jornalista e autora do livro infantil “Um novo par” Mariana Samor está entre os que abraçaram a iniciativa de contribuir com a arte neste momento. Estimulada pela filha, Antônia, de 5 anos, ela passou a fazer lives no instagram.

– Lembrei dessa frase que atribuem ao Da Vinci, ‘A arte diz o indizível, exprime o inexprimível e traduz o intraduzível’. Nesse momento em que a realidade está tão à flor da pele, apresentar de modo lúdico uma história abre janelas na imaginação e oferece consolo. Acho que funciona como um cafuné, uma dedicação do tempo de um adulto para as crianças. A minha forma de narrar histórias sempre foi interativa, sempre me coloco no vídeo querendo aprender com as crianças, perguntando e descobrindo como está a rotina delas. Começamos, eu e minha filha, um movimento de chuva de beijos virtuais. Funciona assim: no início ou ao final do vídeo, falamos o nome da criança, comentamos uma singularidade dela. E começou a crescer o número de pedidos diariamente”, diz Mariana, que passa a se apresentar ao vivo, às 15h, de segunda a sexta, no instagram (@marifazdeconta).

Como Mariana, vários contadores de histórias, poetas e outros artistas estão estreando ou mantendo (alguns já usavam as redes sociais antes de Covid-19) trabalhos dignos de aplausos.

Confira algumas atrações que vêm sendo oferecidas. Que as crianças se divirtam!

@giraciaandante – O grupo de teatro e contação de história faz a apresentações de segunda a sexta, às 16h.  Os artistas Gil Monteiro e Mery Ellen também estão contando um capítulo por dia do livro “O Pequeno Príncipe”, e postando numa série no IGtv.

@marifazdeconta – Mariana Samor conta histórias, de segunda a sexta, às 15h (novo horário).

Impulsionando Arte – A empresa realiza todos os dias em dois horários uma série de lives com contação de historias e brincadeiras para os pequenos no instagram (https://www.instagram.com/impulsionandoarte/): Até o dia 30 de março, às 10h e às 18h. A  partir do dia  31/3, às 12h e às 17h.

Teatro Online –  A Palavra Z Produções Culturais disponibilizou espetáculos na ação intitulada Teatro Online. Nesta sexta, 27, será apresentada a peça “Patrícia Piolho”, de Luiza Yabrudi e Karina Ramil. A peça narra o drama de uma menina do interior que chega à cidade grande e busca aceitação na turma do novo colégio. No sábado, 28, a atração será “A pequena vendedora de fósforos”, de Dayse Pozzato. O texto de Hans Christian Andersen tem adaptação de Denise Crispun e direção de Lúcia Coelho. E no domingo, 29,”Marrom nem preto nem branco?, idealizada por Vilma Melo e  Pieterson Duderstadt, que conta a história de Linda, uma menina que não entende o conceito de raça, só de cor. Os três espetáculos serão disponibilizados das 10h às 17h, nos dias agendados. O acesso é feito através do link disponibilizado www.palavraz.com.br.

Grandes Músicos para Pequenos – O projeto Grandes Músicos para Pequenos pode ser visto agora pelo Youtube. A série conta com cinco espetáculos teatrais: ‘Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças’, ‘O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças’, ‘Bituca – Milton Nascimento para Crianças’, ‘Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças’ e ‘Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças’. O canal reúne cenas de todos os espetáculos do projeto e terá conteúdo exclusivo, como músicas, karaokês e outros quadros (http://bit.ly/youtubegmpp).

 

O Gigante Egoísta/Divulgaçã0

Artesanal Cia de Teatro – A Artesanal Cia de Teatro lembra abriu os links de todas as suas peças no Vimeo. “O gigante egoísta”, “O homem que amava caixas” e “Tatá – o travesseiro” são alguns espetáculos que podem ser assistidos por toda a família. As peças podem ser vistas no link o link vimeo.com/artesanalciadeteatro.

 

 

Foto em destaque: Henrique Moreno Moraes assistindo à apresentação de @marifazdeconta/Arquivo Pessoal com autorização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *