Profissionais podem se aperfeiçoar nos cuidados com os pequenos
Há vários exemplos de babás que sabem colocar em prática o instinto maternal, e cuidam de bebês e crianças com todo amor e carinho. Ainda assim, não é fácil contratar alguém para um trabalho no qual o requisito básico é a confiança. Além disso, quem tem ou já teve um neném em casa sabe que ele vai aprendendo a estar no mundo conforme os hábitos e, também, os laços de afetividade que o envolvem. Escolher uma pessoa para tomar conta de nossos filhos vai muito além da análise de currículo. Os aspectos subjetivos, neste caso, falam sempre mais alto. Mas a formação profissional de babás pode fazer toda a diferença. E é por isso que espaços como a Psibaby e o Bella Gestante, ambos voltados para cuidados materno-infantil, oferecem também cursos de babás.
– Notamos a necessidade de orientar as cuidadoras de nossos pequenos, como uma forma de estender o nosso trabalho até a casa deles. O trabalho se dá a partir daquilo que observamos ser a necessidade de cada bebê ou criança. Os atendimentos são bem personalizados – conta a psicóloga Caroline Daher, criadora da Psibaby.
Segundo ela, as babás têm grande importância na formação das crianças, pois passam muito tempo ao lado dos pequenos, participando de toda a rotina deles.
– As babás podem ser um ótimo veículo para o desenvolvimento pleno da criança. Nossa proposta é que as babás consigam ampliar o momento do cuidado com atitudes que possam favorecer o aprendizado, utilizando a rotina das crianças. Assim, as babás ampliam seus conhecimentos e as famílias se deparam com resultados mais eficazes no que diz respeito ao crescimento de seus filhos – avalia.
Para a enfermeira Isabella Maia, do Bella Gestante, os cuidados com a higiene do bebê, a maneira de fazê-lo dormir, as brincadeiras, o preparo do banho, a rotina de alimentação, tudo está relacionado à maneira de educar a criança.
– A ideia do curso é preparar as babás para atender às necessidades dos bebês e das mamães. Mostro, por exemplo, como segurar o bebê corretamente, e quais os cuidados básicos de higiene, tanto do bebê quanto da babá – diz Isabella, que começou a ministrar o curso, atendendo a pedidos das próprias clientes do Bella Gestante.
O curso da Belinha, como é mais conhecido, tem duração de algumas horas e é realizado em apenas um dia. A proposta é ampliar os conhecimentos das babás, profissionais cada vez mais requisitadas no mercado.
– As aulas são muito práticas. A ideia é que as babás vivenciem cada situação – explica Isabella.
Para Caroline, quanto mais se investir no aperfeiçoamento de babás, melhor para elas e, é claro, para as famílias que as contratam:
– O mercado das babás ainda é muito disputado e a exigência das famílias é grande. É preciso que estejam bem preparadas, pois a elas
é entregue o maior tesouro dos pais, que são os filhos.