Coruja Educação Na Estante

“A descoberta da criança” – Método Montessori

Pedagogia montessoriana: Obra de Maria Montessori ganha nova edição em língua portuguesa

Há várias escolas que seguem a pedagogia desenvolvida pela médica italiana Maria Montessori, mas se você não sabe o que é o método Montessori de educação pode conhecê-lo a partir da leitura de “A descoberta da criança”, que acaba de ganhar nova edição em língua portuguesa. A obra, lançada em 1909 e reescrita e atualizada nos 40 anos seguintes, chega agora com supervisão técnica da psicopedagoga Sonia Maria Braga, presidente da Organização Montessori do Brasil.

– É um livro importante para quem quer entender e reconhecer como é uma escola Montessori de verdade.
Lendo sobre os aspectos básicos do Sistema Montessori de Educação, os pais, certamente, perceberão como é importante entender a criança, sem superprotegê-la, mas tornando-a forte, porque lhe darão oportunidade de agir por si mesma, permitindo que a criança desenvolva autoconfiança, autonomia, e proatividade, tão importantes na vida – diz Sonia Maria.

A Descoberta da CriançaA nova edição, revista, ampliada e ilustrada com fotos contemporâneas, será lançada dia 7 de setembro, na abertura da Conferência Internacional Montessori. O livro inaugura o selo Kírion, da Editora CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico, que será dedicado a publicações na área da educação.

“A descoberta da criança” traz o registro das experiências iniciais e o desenvolvimento do método Montessori. Para Sonia Maria, a autora foi “uma verdadeira revolucionária da educação no alvorecer do século XX” e continua atual no século XXI. A psicopedagoga lista várias características que a atraem no método Montessori:

– A proposta é de uma educação descentralizadora (sai do professor e passa para o aluno o papel de figura central do processo) e que favorece a criatividade pessoal, sem comparação entre os resultados obtidos, pois os alunos são reconhecidos como indivíduos, todos com valores e capacidades a serem ajudadas a se desenvolverem. Um ambiente escolar rico, belo, agradável, onde se aprende fazendo e colaborando uns com os outros. Uma escola que ensaia os alunos na convivência harmoniosa, sem competições desnecessárias entre eles, na qual cada um saiba crescer em relação a si mesmo a cada dia. Valores morais como solidariedade fazem parte do currículo escolar Montessori.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *