À procura de livros para as crianças? O texto abaixo é da escritora Isa Colli e traz algumas sugestões para curtir as férias com boas leituras. São livros da sua própria editora, Colli Books, e alguns clássicos. E se, como ela, você quiser compartilhar dicas com a gente, é só mandar para a coluna “Na Estante”.
“O ano de 2020 não foi nada fácil. E nossas crianças também sofreram com todas as mudanças. Com isso, precisamos ser criativos, ajudando nossos filhos a se manterem ocupados com segurança e qualidade. Uma dica interessante é inseri-los no universo da literatura. Sabe aqueles livros que marcaram a nossa infância e que contaríamos para eles cheios de emoção? Ou ainda livros com histórias novas, que trazem ação e novidade?
Para ajudar você nessa tarefa, selecionamos opções de escritores da literatura clássica e contemporânea que contribuem para o saber e criatividade dos pequenos.
E Se Fosse Você – livro de Anete Lacerda que fala com preciosismo sobre bullying praticado por alguns colegas. A história se passa com a personagem Lili, uma menina feliz que amava brincar com seus irmãos no quintal. A pequena teve que lidar com esse tormento, ao ingressar na escola. Um enredo emocionante, carregado de sentimentos, que ensina a família a combater esse mal que machuca tanto as pessoas.
Não Era Uma Vez – escrito por Ângelo Machado, o livro apresenta de forma divertida, histórias clássicas da literatura infantil recontadas por escritores latino-americanos, narradas sob pontos de vista surpreendentes, com muito humor e irreverência.
Ulisses no Reino das Letras Douradas (foto em destaque)– da escritora contemporânea Isa Colli – o livro educativo, que ensina sobre o valor da amizade, incentivando o amor pela leitura, é inspirado no universo das monarquias. O personagem central é Ulisses, um livro antigo e desgastado pelo uso, que tem o sonho de chamar a atenção da menina Iná. Ela visitava todos os dias a biblioteca que ele morava e escolhia um exemplar diferente para ler e se divertir. A história pretende despertar o valor a tudo que temos. A obra vem com atividades lúdicas para as crianças aprenderem ainda mais.
Menino Maluquinho – referência para muitos leitores mirins, o moleque levado do escritor Ziraldo, de bom coração, marcou muitas gerações.
O Menino que Descobriu as Cores – neste livro, uma linda parceria entre mãe e filho que deu certo. A escritora Tais Faccioli e seu filho de 6 anos, Tiago, construíram juntos a obra que, através do personagem Jorginho, aborda o universo maravilhoso das cores, aos pequenos.
O Sol que Queria Tomar Banho de Lua – escrito pela jornalista Claudia Cataldi, o conto traz uma deliciosa história que brinca com os astros. O Sol, cansado de seu calor passou a desejar ser a Lua, e tomar um banho de Lua. Uma confusão se instaura e o mundo vira de cabeça para baixo. Uma sábia nuvem ensina para ele lições sobre o tempo e que não podemos mudar a ordem natural das coisas. O Sol, no entanto, continua desejando realizar o seu sonho, e muitas aventuras acontecem de forma lúdica, educativa e divertida.
A Ilha Perdida – a obra literária de Maria José Dupré, publicada em 1944, pela editora Brasiliense e depois pela editora Ática, na Série Vaga-Lume, faz sucesso até hoje. É daqueles livros que fazem você se sentir dentro da história.
Meu Pé de Laranja Lima – é um romance juvenil, escrito por José Mauro de Vasconcelos e publicado em 1968. Foi traduzido para 52 línguas e publicado em 19 países, adotado em escolas e adaptado para o cinema, televisão e teatro.
Participe da coluna “Na Estante“, compartilhando suas dicas de leitura. Mande para marta.paes@gmail.com