Fotos e vídeos caseiros já não bastam, a memória dos primeiros anos de vida agora está a cargo de profissionais
Do barrigão ao aniversário de um ano do bebê, fotos para todos os lados. Sem falar nos vídeos: a primeira papinha, os primeiros passos. Para eternizar momentos tão especiais, fotos e vídeos caseiros já não bastam mais e há quem recorra a profissionais dessas áreas. Do tradicional para grávidas, ao livro de um ano do bebê, passando pelo de newborn e o smash the cake, há opções para todos os gostos.
De acordo com a fotógrafa Paula Massoni, mãe de duas meninas, os ensaios com gestantes, famílias, newborn e smash the cake são os mais procurados pelas mamães. Para fotografar recém-nascidos, ela conta que tenta criar um ambiente lúdico e de paz.
– Procuro manter meu estúdio na temperatura de 32 graus, ou seja, bem aquecido, e fotografo ao som de white noise, o que favorece que o bebê fique confortável para dormir e, assim, possa ser manuseado com todo o cuidado e calma do mundo – explica.
Já o smash the cake – em que o bebê fica livre para interagir um bolo lindamente confeitado – é feito quando a criança tem cerca de 11 meses e, muitas vezes, as fotos decoram a festa de um ano. Paula conta que ao fim da sessão, é difícil não sair lambuzada:
– Como estou sempre interagindo com o bebê, acaba sendo inevitável ficar melecada. Uma vez, uma bebezinha afundou o rostinho no bolo na tentativa de dar uma boa mordida – conta.
A gerente de inteligência de marketing Carolina Amaral já fez ambos os ensaios com a fotógrafa. A pequena Alice, de um ano, é a estrela da casa:
– Descobri a Paula quando ainda estava grávida, ao pesquisar na internet fotógrafas que fazem ensaios com recém-nascidos. Quando eu a conheci pessoalmente e recebi as fotos do ensaio newborn, virei fã. Ela tem um olhar diferente, muito carinhoso e consegue captar isso com a lente. Eu me emocionei quando recebi as fotos. Depois disso, fechar com ela o smash the cake foi somente uma continuidade. Esse ensaio também ficou lindo – afirma.
Mas se a ideia é captar momentos da criança no seu dia a dia, sem poses e produção especiais, os trabalhos dos fotógrafos Jacqueline Sperandio e Alessandro Cecconi, da Bebearte, valorizam essa espontaneidade em seus ensaios:
– Eu sempre acreditei que tirar uma foto tinha a ver com capturar a energia do momento de uma forma artística. Algo que mantivesse as lembranças de um momento para sempre e que fosse também agradável aos olhos. Como pai, eu sei o quanto é importante eternizar pequenos momentos com os filhos – diz Alessandro Cecconi.
O “Livro do primeiro ano” é uma outra forma de guardar esses momentos. O livro impresso com capa personalizada e fotos do bebê em laminação fosca pode ser produzido com os 12 meses ou também na versão reduzida, com 6 meses. A fotógrafa Kátia Rocha, da PubliVídeo, explica como funciona:
– Os pais e o fotógrafo decidem em conjunto que momentos mais importantes serão registrados a cada mês e agendam as sessões.Entretanto, os pais têm a liberdade de modificar as escalas conforme forem acontecendo fatos que eles julguem dignos de serem registrados. Por exemplo, é no quarto mês que a papinha é introduzida na alimentação do bebê, e sabemos o quanto esse momento é importante e fofo, então planejamos as fotos das primeiras papinhas do bebê para o quarto mês. E assim alinhamos os acontecimentos mais importantes de cada fase.
Vídeos também estão em alta
Muitos pais querem o registrar tudo, desde o nascimento. O Cine Baby eterniza o parto e os primeiros dias de vida do bebê em linguagem cinematográfica.
– É uma narrativa que conta em detalhes a história da vinda do bebê e mostra, todas as emoções do dia do nascimento, com depoimentos dos familiares e o registro do choro, do banho e do encontro com os pais – explica Paulo Gomes, diretor de fotografia da PubliVídeo, que conta com profissionais 24 horas para atender a demandas inesperadas, afinal um parto normal pode acontecer a qualquer momento. – É sempre uma nova história a ser contada que começa a acontecer, isso é emocionante!
Abaixo, o Cine Baby do pequeno Ryan:
Clipe Especial Ryan from PubliVídeo on Vimeo.