Coruja Educação

Ensino personalizado

Ferramenta Coruja Educação investe em estudo diferenciado de acordo com a necessidade de cada criança

Na rotina escolar nem sempre é possível dar atenção diferenciada a cada criança. Por mais que o olhar do professor esteja atento, existe um programa a ser cumprido e alguns alunos podem não conseguir acompanhar o ritmo da turma. Algumas iniciativas, no entanto, buscam atender de forma diferenciada a necessidade de cada estudante. É o caso da Coruja Educação, uma ferramenta de reforço de conteúdo de leitura, escrita e matemática, que vem sendo adotada por algumas instituições de ensino no país.

– A Coruja Educação existe desde 2014 e foi criada para desenvolver e escalar uma estratégia de ensino personalizado que alcançasse crianças em diferentes níveis de aprendizagem, ou seja, atendesse a diversidade dos alunos. Nosso material envolve leitura, escrita e matemática – diz Monica Weinstein, pós-doutorada em Neurologia, especialista em estudos da Matemática e diretora técnica da Coruja Educação.

Durante o programa, os alunos realizam uma avaliação no computador, que mostra as competências já adquiridas e as que ainda precisam ser desenvolvidas dentro do ano escolar em que ele se encontra.

– A partir desse relatório, os alunos iniciam as atividades de intervenção pedagógica, customizadas para as suas necessidades. Eles podem trabalhar individualmente ou em pequenos grupos, a critério do professor. A avaliação digital adaptativa é realizada individualmente e para as atividades pedagógicas, o professor é o mediador – explica Monica.

O período mínimo para este acompanhamento personalizado é de um ano letivo, mas a duração não é uma simples questão de tempo.

– O tempo mínimo para aplicação do programa é um ano letivo, mas recomendamos que ele seja aplicado para ciclos inteiros (por exemplo, ciclo de alfabetização). Não existe tempo máximo. Recomendamos que ele seja implementado de maneira suplementar ao material didático da escola e que as crianças realizem suas atividades de duas a três vezes por semana.

A ferramenta Coruja Educação atua hoje do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, e já foi aplicada em 38 escolas da rede pública e privada, gerando mais de 21 mil avaliações. A expectativa para este ano é aplicar mais de 28 mil avaliações em 9.000 alunos, totalizando 50 mil avaliações. De acordo com Monica Weinstein, o objetivo é expandir para o ensino fundamental II em 2020.

Nota: A Coruja Educação não é uma iniciativa do site Quem Coruja  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *