Lazer

Folclore em cena

A cantiga de ninar “Boi da cara preta” é a inspiração de peça que entra em cartaz neste sábado

Quando criança, você, muito provavelmente, dormiu ao som de “boi, boi, boi/ boi da cara preta…”. A cantiga, que ainda deve embalar alguns bebês, foi a inspiração para Bárbara Duvivier escrever seu primeiro texto para o teatro. O musical infantil “O boi da cara preta” estreia neste sábado, no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier.
A peça tem referência estética e musical do Bumba meu Boi ou Boi Bumbá, como é conhecido o folguedo popular nordestino, e brinca com o encontro do universo infantil urbano com o rural.

– A cantiga foi o ponto de partida para toda a história. A música me atraiu por fazer parte do imaginário infantil há tanto tempo sem nunca ter sido explorada. Embalando as crianças numa melodia serena, a canção introduz a imagem do boi, uma figura onipresente nos folclores do Nordeste e de outras regiões. Com a vertiginosa urbanização do país, ele hoje em dia encarna quase um ideal perdido, e se torna uma imagem cada vez mais distante para as crianças da cidade. Meu intuito foi resgatar esse personagem e sua força narrativa – explica Barbara.

E já que estamos falando de folclore, fica no Catete o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, também conhecido como Museu do Folclore. A exposição permanente está fechada para obras, mas o espaço mantém exposições temporárias, biblioteca e acervos sonoro e visual abertos ao público, de terça a domingo.

Serviço

Imperator – Centro Cultural João Nogueira
Tel. 2596-1090

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Tel. 2285-0441

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *