Indispensáveis para uma dieta saudável, as frutas devem ser consumidas diariamente
Coloridas, suculentas, algumas bem docinhas. Ainda assim, as frutas não são unanimidade entre as crianças. Mas uma alimentação saudável passa, necessariamente, pelo hábito de consumir laranja, maçã, banana, melancia e outras tantas frutas. E a ingestão deve ser frequente.
– O consumo diário de fruta está associado à diminuição de doenças crônicas e ao aumento do sistema imunológico. Existem evidências, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que apontam que a ingestao de frutas está relacionada à diminuição do risco de diabetes e obesidade – afirma a nutricionista Camila Monteiro, da Take Care, destacando a importância das frutas na alimentação das crianças. – É um alimento com grande variedade nutricional, fonte de água, fibra, vitamina, sais minerais, carboidrato, lipídeo, proteína, frutose; e ainda possui fácil digestibilidade e promove saciedade.
A quantidade de fruta por dia vai variar de pessoa para pessoa, de acordo com a necessidade de cada organismo, explica Camila. Ainda assim, ela destaca que a média de consumo pode variar de duas a quatro porções. O suco de fruta conta como uma porção, e também traz muitos benefícios para os pequenos.
– Com o suco, além de todos os benefícios da própria fruta, aumentamos a ingestão hídrica da criança. E, é claro, é sempre a melhor opção como bebida, evitando assim refrigerantes e sucos industrializados, que contêm corantes, conservantes e açúcares.
A nutricionista Sonja Salles também destaca a importância do alimento. Frutommelier (o termo foi criado por ela) da Greenday, de sucos 100% integrais, Sonja tirou algumas dúvidas do Quem Coruja a respeito dos sucos industrializados. Afinal, eles podem fazer parte de uma dieta saudável?
Segundo ela, o que garante um suco 100% integral é a ausência de água e açúcar na composição:
– Ele precisa ser apenas suco de fruta e mais nada. Existem sucos envasados em garrafas de vidros, garrafas plásticas e caixas Tetra Pak. As caixas Tetra Pak conservam melhor as características originais dos sucos, impedindo a ação da luz. A validade dos sucos de caixa é dada pelo processo de pasteurização que garante um período maior de prateleira. Em muitos casos, nossas células absorvem melhor algumas vitaminas quando aquecidas no processo de pasteurização. É o caso da família dos carotenóides, como o betacaroteno, precursor da vitamina A.
Ainda de acordo com a especialista, o suco facilita a ingestão diária das 400g de frutas e vegetais recomendada pela OMS.
– Com a vida corrida, nem sempre as pessoas conseguem consumir estas cinco porções para se manterem saudáveis e livres de doenças. O suco 100% integral ajuda nessa meta diária. A pessoa pode consumir dois copos de 200 ml ao dia e completar as outras três porções com vegetais e frutas – sugere.