Personal gestante fala dos benefícios da ginástica durante a gravidez
Gravidez não deve ser desculpa para o sedentarismo. Pelo contrário. Não havendo nenhuma contraindicação médica, a gestante pode manter suas atividades físicas e, até mesmo, iniciar alguma. Roberta Gabriel sabe disso tanto como mãe quanto profissional. Ela estava à espera do primeiro filho, Lorenzo, quando se formou em Educação sica, em 2008. O conhecimento adquirido na faculdade e as transformações no próprio corpo fizeram com que ela se especializasse em ginástica para gestante.
– Comecei minha atuação profissional grávida e fui correlacionando informações da fisiologia do exercício com a fisiologia da gestação, experimentando e criando um formato de trabalho. Depois que passei pela minha experiência profissional, fiz a formação pelo método ‘Mais Vida Gestantes’, da professora Gizele Monteiro, e sempre busco informações na obstetrícia – conta Roberta, dona da Academia da Gestante.
A ginástica para a gestante não se limita a embelezar o corpo da futura mamãe. É uma maneira de prepará-lo para o parto e, principalmente, deixá-lo mais saudável para o pós-parto. O método também leva em consideração, claro, os benefícios para o bebê. E mesmo as mulheres que não praticam atividades físicas regularmente podem fazer exercícios durante a gravidez, desde que liberadas pelo obstetra.
– É uma excelente oportunidade de começar e sair do sedentarismo. Os benefícios para a saúde da mãe e do bebê são indiscutíveis em um gestação de baixo risco – diz Roberta, destacando as vantagens da ginástica pré-natal. – É uma atividade oferecida normalmente em grupo e tem como objetivo cuidar dessa futura mãe para as maiores exigências físicas da gestação e do pós-parto. Fazendo muitos exercícios para evitar dores lombares, nos punhos, joelhos e calcanhares, aliviar o inchaço. O fortalecimento muscular é suave e com muitos alongamentos durante a aula.
Segundo ela, os exercícios mais recomendados durante a gestação são, em geral, a caminhada, a musculação, a hidroginástica e a ginástica pré-natal. Na Academia da Gestante, os atendimentos são individuais ou em pequenos grupos.
– Oferecemos atendimentos de personal domiciliar ou em um estúdio, consultoria e aulas em grupo que podem ser montadas pelas próprias mães ou por um estabelecimento que queira implementar um programa gestante – explica Roberta, mãe de Lorenzo e Mel.