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Histórias repetidas

Você, com certeza, já perdeu a conta de quantas vezes teve de contar a mesma história para seu filho

Desde muito pequenas as crianças demonstram fascínio pelas histórias lidas e gostam ainda mais quando estas são repetidas inúmeras vezes. A repetição é um típico comportamento infantil. Esse processo parece sem sentido para a maioria dos adultos, mas é de fundamental importância para o desenvolvimento emocional e intelectual da criança. A repetição é um mecanismo de aprendizado e de garantia de ligação entre a criança e o mundo que a cerca.

As crianças solicitam e, de certa forma, necessitam que recontemos as mesmas histórias repetidas vezes. Essa ação reforça a mensagem que a história quer transmitir e fortalece as imagens contidas no livro. Psicólogos afirmam que por volta dos três anos a “vida mental” das crianças está povoada de imagens. A maioria das imagens é fugidia, mas o livro as retém, as imobiliza e dessa forma, a criança tem a possibilidade de fazê-la aparecer e desaparecer quando desejar.

Nesse sentido, o livro entra na vida da criança também como um brinquedo. Esse encontro favorece uma forma alegre e espontânea de aprender. Nesse processo de aprendizagem lúdico e interativo, as crianças compreendem as complexas estruturas linguísticas. Esse processo se inicia com a repetição das histórias e nunca mais termina, apenas se transforma.

Estudos mostram que cada vez que a criança ouve a mesma história, entra em contato com uma informação diferente da estrutura interna do texto na língua materna. Depois de captar o sentido geral do texto com começo, meio e fim, pode focar diferentes detalhes dos personagens, do ambiente, da sequência lógico-temporal, ou seja, cada vez que contamos a mesma história, ela será ouvida, compreendida e vivenciada de forma diferente a cada nova repetição. Além disso, possibilita a quem está contando a história (pai, mãe, avós, professor, babá) criar uma segurança linguística e afetiva com os pequenos.

Quanto menores são as crianças, menos experiências sociais e conhecimentos elas possuem. Entre dois e três anos as crianças usam essas experiências para formar esquemas que as ajudem a antecipar os acontecimentos. A repetição da história ajuda a criança a anteceder os fatos e isso causa sensação de domínio e segurança. Auxilia na descoberta de atitudes e ações, possibilita reviver sentimentos bons ou ruins como alegria e medo, por exemplo. Ajuda a identificar objetos e situações, a perceber sucessões de fatos e também relações de causa e efeito. Pesquisadores afirmam que as crianças que ouvem muitas histórias na infância tendem a ser bons leitores na idade adulta.

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