Coruja Destaque Lazer

Hora de cantar e brincar – Siricutico une música e brincadeira para crianças

Brincadeira com fundo musical ou música feita para brincar? Quem conhece os trabalhos de Paulo Tatit, do Palavra Cantada, e Filipe Edmo, da Trupe Trupé, sabe que música e brincadeira andam de mãos dadas e se divertem muito. E quem não conhece tem agora a oportunidade de brincar com as canções do álbum Siricutico, trabalho que os dois compositores desenvolveram em parceria.

Filipe Edmo e Paulo Tatit / Foto de Flavio Santana/Divulgação


São treze faixas, algumas já apresentadas no espetáculo teatral Siricutico em: Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena, e outras que vieram dos clipes de brincadeiras da plataforma online do projeto. 

Há quase três décadas à frente do Palavra Cantada, e com toda a experiência brincante que este trabalho já proporcionou, Paulo Tatit enxerga grande potencial neste mais recente trabalho:

– Acho que o Siricutico está desenvolvendo uma linguagem de canções infantis que mistura muito interdependente a música com o movimento, que ora é uma expressão corporal livre e ora uma dança combinada. Além disso, as canções foram compostas de maneira independente, mas que poderiam ser também amarradas em uma dramaturgia. Com exceção talvez de Açucena, que realmente foi composta para caracterizar uma personagem, todas as canções independem da dramaturgia, até mesmo a canção Flor, que caracterizou a outra personagem. Esta, inclusive, foi feita anteriormente à dramaturgia. Estamos apenas começando com esse Siricutico, que deverá ainda dar muitos frutos.  

O sentimento encontra ressonância no parceiro de projeto, Filipe Edmo. Siricutico, segundo ele, carrega uma nova identidade, diferenciando-se dos trabalhos desenvolvidos e já consagrados dos dois artistas. 

– Trabalhar o Siricutico foi e está sendo uma experiência maravilhosa. O Paulo é uma referência pra mim e hoje é meu parceiro, amigo… Então a gente começa essa história já cheio de emoções. O Siricutico não é Palavra Cantada e não é Trupe Trupé. Eu acho que Paulo e eu conseguimos criar algo novo e que carrega um pouco da essência dos nossos trabalhos e a nossa parceria tem uma “cara” diferente e autêntica também. Além disso, pudemos juntar outros tantos amigos, músicos, atrizes, equipe técnica e produção que somaram absurdamente nessa construção de espetáculo. As semelhanças, claro, está na presença de ritmos brasileiros, no respeito à inteligência da criança, no respeito à infância, mas é uma forma diferente de se comunicar. O Siricutico fala com crianças menores, muito da influência do Paulo nisso, então é menos explosivo do que o trabalho da Trupe Trupé, por exemplo, que é mais catártico – avalia. 

Conheça esse trabalho feito com tanto carinho nos canais oficiais do projeto Siricutico: Corpo e Brincadeira:
Sitewww.siricuticooficial.com.br
Facebook: siricuticooficial 
Instagram: @siricutico.oficial 
YouTube:www.youtube.com/channel/UCaosWo2sNfoACXwADwjHXqA
TikTok:vm.tiktok.com/ZML6SKkka/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *