Dificuldades no aprendizado escolar podem se dar por vários motivos, por isso a importância de reconhecer o problema e tratá-lo da maneira mais adequada. A 1ª Jornada Neuro Saber, que acontece de 26 a 30 de setembro, tem como proposta ajudar pais e educadores a lidar com as dificuldades de aprendizagem. O evento é online e gratuito.
Luciana Brites, psicomotricista e fundadora do projeto Neuro Saber, cita alguns sinais que podem indicar problemas de aprendizagem:
– Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (especialmente na fala e na linguagem); dificuldades para acompanhar o ritmo de sua turma de mesma idade e grau de escolaridade; problemas de memorização para cumprir atividades acadêmicas; histórico escolar instável, oscilante ou com repetências e frequente necessidade de reforço; sofrimento constante para conviver com a rotina e a formalidade escolar; baixa autoestima; e problemas de socialização.
Durante a Jornada, será mostrado como realizar métodos e análises que identificam o nível de dificuldade de absorção de um conteúdo, para saber que o problema se deve a algum transtorno ou de imaturidade. O público também vai entender o processo de aprendizagem pelos aspectos ambiental, genético, neurológico, psicológico, pedagógico entre outros.
As vagas são limitadas e os interessados devem se cadastrar no site http://jornada.neurosaber.com.br. A Jornada é voltada para médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas e neuropsicopedagogos, além de pais e educadores.