Coruja Família

Juntos com eles – Paternidades que inspiram

Fórum promovido pelo grupo Juntos traz experiências de pais que lutam pela inclusão

Histórias de vida, projetos e movimentos em prol dos filhos. Três pais compartilham suas experiências, dia 21 de novembro, no primeiro Fórum Juntos com Eles – Paternidades que inspiram, promovido pelo grupo Juntos, que reúne familiares de pessoas com deficiência de todo o Brasil, sempre com foco na inclusão, troca de informações e apoio. Cristiano Silveira, pai do Pedro; Henri Zylberstajn, pai de outro Pedro; e Jader Magalhães, pai de Clara, são os palestrantes do encontro. que acontece no auditório do Novotel Botafogo, no Rio de Janeiro.

– Apesar de ser fato que as mães são em grande maioria que cuidam dos seus filhos com ou sem deficiência, queremos destacar nesse Fórum que existem pais que, além de participarem com as mães na criação dos filhos, se destacam como exemplos de ativistas da inclusão. Acreditamos que dando visibilidade e voz para eles vamos conseguir inspirar outros pais nessa causa – diz Andréa Apolonia, mãe de Rafaela, e idealizadora do Grupo Juntos.

O Juntos reúne, no grupo de WhatsApp, cerca de 150 pessoas com filhos, netos ou irmãos com alguma deficiência no grupo de WhatsApp. No Instagram, são mais de 13.800 seguidores e, no Facebook, mais de 7 mil. Por meio das mídias sociais, o Juntos está sempre promovendo a troca de informações sobre inclusão. A atuação do grupo também já resultou em campanhas sociais: #eSefosseSeufilho, #AbraceAInclusao e #juntospelosraros

– A julgar pelo aumento de números de seguidores e do pedido de palestras, podemos acreditar que o movimento vem alcançando seu objetivo, que é o de acolher famílias de pessoas com deficiência e conscientizar todos para um mundo mais inclusivo; mais pessoas estão se envolvendo com o tema e dando uma maior visibilidade – avalia Andréa.

No fórum Juntos com Eles – Paternidades que inspiram, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco a vivência de cada um dos pais palestrantes. O professor Jader Magalhães, por exemplo, luta todos os dias pela inclusão da filha Maria Clara, que tem autismo. “Não tenho medo do autismo, ele existe, é real; tenho medo do preconceito”, costuma dizer. O engenheiro civil Henri Zylberstajn é fundador do Projeto Serendipidade, ONG que atua para mostrar os benefícios que a inclusão oferece a todos os envolvidos. O projeto nasceu depois de ele se tornar pai de Pedro, que tem Síndrome de Down. E o biólogo Cristiano Silveira formou, em 2011,  em parceria com o Instituto Unidos pela Vida, a Equipe de Fibra para mostrar a importância dos exercícios físicos no tratamento da fibrose cística, doença genética que afeta principalmente o sistema respiratório e digestivo, com a qual o filho Pedro nasceu.

Serviço
Fórum 2019
Juntos com eles – Paternidades que inspiram
21 de novembro, às 19h
Auditório do Novotel Botafogo – Praia de Botafogo, 330.
Inscrições pelo email: juntoscomeles2019@gmail.com
O ingresso é um quilo de alimento não perecível ou material de limpeza.
As doações serão destinadas à ONG Centro de Convivência Luz Azul, que dá atendimento multidisciplinar para crianças carentes no Rio de Janeiro.

Foto em destaque/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *