“O Cão amarelo e a Esperança” (Multifoco), o mais novo livro infantil da jornalista, escritora e contadora de histórias Mariana Müller será lançado neste sábado, 27, às 16h, em evento especial na Praça Milton Campos/Selva de Pedra, no Leblon.
O livro é uma forma muito delicada de abordar a situação de animais de rua e o contexto da pandemia. A história traz descobertas e aventuras do ponto de vista de um cãozinho que tenta sobreviver nas ruas, observando o uso de máscaras e isolamento social pelos humanos. O livro é também uma homenagem à cientista brasileira Sue Ann Costa Clemens, que batalhou por um acordo do Brasil com o Reino Unido para testar vacina de Oxford.
– A ideia de publicar um livro que possa sensibilizar sobre a situação dos animais abandonados sempre esteve presente no meu coração. Eu li que um cachorro sadio acolhido em uma casa pode viver em média 17 anos. Nas ruas, essa expectativa de vida chega a ser três vezes menor. Com a chegada do ano de 2020, eu achei que esse era o momento certo para resgatar esse assunto. O cenário do livro é minha vizinhança de Botafogo, divisa com Flamengo. Da minha janela, eu observei com a população humana moradora das ruas cuidavam dos animais com tanto carinho, dividindo sua cama de papelão. Então, achei importante unir palavras como ‘abandono’, ‘abrigo’ e ‘esperança’ em um livro infantil – conta Mariana, que também é autora de “Um Novo Par’ (Chiado Books), lançado em 2019.