Carrossel Lazer

MAST – Exposição interativa

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) está reaberto à visitação presencial, e o  público pode conferir a exposição inédita Álvaro Alberto: O Homem que Sabia Demais. A mostra  traz biografia e legado do almirante que introduziu as pesquisas de energia nuclear no Brasil e foi fundador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Uma ótima opção para crianças que adoram ciências ou para despertar o interesse delas pelo assunto.

Logo na entrada do Prédio Sede, uma peça rara: a Ultracentrífuga, equipamento com 2 toneladas e 2,80m de altura, usado na década de 1950 para enriquecimento de urânio. No percurso da exposição, há também o Elevador Interativo, em que o visitante entra para um passeio com a ‘presença’ de Álvaro Alberto, que faz as vezes de ascensorista e leva o público a se ‘elevar’, virtualmente, por diferentes espaços, envolvidos pelas diversas instituições da rede científica criada por ele.

Dividido em três eixos – História e Biografia, Energia Nuclear e Legado Científico –  o percurso da mostra começa pela sala que reproduz o Gabinete de Trabalho do almirante Álvaro Alberto da Motta Silva (1889-1976). Neste ambiente o público também observa sobre uma antiga mesa uma tela com animações lineares de desenhos, textos e rascunhos, representando suas ideias e produção que vão “se desenhando” nos papéis. Ali também é possível conhecer outro lado do cientista: o que desenha caricaturas e escreve poemas. 

A segunda parte da exposição apresenta o desenvolvimento da energia nuclear no país, desde os anos 1920-30 até os dias atuais. Álvaro Alberto foi o principal personagem sobre o assunto no Brasil de então e esta sala busca mostrar seu lado visionário e pioneiro.  A cenografia tem vitrines com lentes de aumento sobre cinco objetos: maquetes de usina, átomo, bomba nuclear, amostras de urânio e yellow cake. 

O terceiro eixo foca nos institutos de pesquisa, suas disciplinas, ressaltando a visão de futuro e os desdobramentos da rede criada por Álvaro Alberto. Há 70 anos, ele foi o fundador do CNPq e de várias instituições que, até hoje, formulam e conduzem as políticas de ciência, tecnologia e inovação do Brasil. 

Ao final da exposição, o visitante explora a maquete do Submarino Álvaro Alberto, o primeiro com propulsão nuclear feito no país, que passará a integrar a Força Naval da Marinha do Brasil, em 2034, seguida de uma sala imersiva que simula o interior de um submarino, que permite o visitante ‘olhar’ virtualmente por um periscópio.

Serviço
ÁLVARO ALBERTO: O HOMEM QUE SABIA DEMAIS
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão– Rio de Janeirowww.mast.br
Visitação: até 1º de julho de 2022
Terça a Sexta-feira – das 10h às 18h
Sábado – das 14h às 18hDomingo e Feriados – Museu fechado
Gratuito 
O acesso ao Museu só será permitido com uso de máscara e comprovante de vacinação. 

Foto em destaque: Divulgação/Mast

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *