Coruja Família

Meditação na infância

A prática relaxa o corpo, diminui a ansiedade e ajuda na concentração 

Elas gostam de correr, pular, brincar. A agitação é uma característica das crianças. Por isso mesmo, pode parecer difícil pensar em meditação na infância. Será que a garotada está disposta a parar um tempinho para relaxar mente e corpo? Vale a pena tentar.

Segundo a psicopedagoga e professora de Yoga para crianças e jovens, a prática da meditação traz vários benefícios para a infância. Além de relaxar o corpo, diminuir a ansiedade, e aumentar a concentração, a meditação desperta a intuição e sabedoria.

– Desde que somos crianças, precisamos tomar decisões e fazer escolhas. Quando meditamos, naturalmente, vamos despertando a nossa intuição. Assim como, vamos sentindo o que devemos fazer em determinada situação e o que escolher para nossas vidas. Intuir o que é melhor para nós e despertar a sabedoria para lidar com os nossos desafios são grandes benefícios da meditação, essa habilidade também pode ser despertada pela criança que medita – diz Cris Pitanga.

O principal objetivo da meditação, destaca Cris, é ajudar a pessoa a focar sua mente em um único ponto. E isso começa a fazer diferença já na infância.

– Com a prática dessa técnica, o aluno vai aprendendo a aprimorar essa capacidade de ficar concentrado no que está fazendo, seja nas atividades da escola ou em sua casa. A meditação ajuda a lidar e a controlar as emoções. Todo o ser humano tem, dentro de si, uma série de sentimentos,como medo, raiva, inquietude, ansiedade. A meditação é uma ferramenta maravilhosa que os ajuda, com o tempo, a superar esses e outros sentimentos. Com frequência, deparamo-nos com alunos que estão precisando aprender como lidar e transformar sentimentos que possam ser prejudiciais em alguma área de sua vida. Mas, ao ensinar para eles técnicas de meditação, podemos ajudá-los a encontrar a coragem, o amor, a calma e a paz dentro de si mesmos, como também a capacidade de ter relacionamentos harmoniosos – afirma.

Crianças a partir dos 3 anos já podem se beneficiar das técnicas de meditação, que são diferentes das práticas realizadas com adultos. Na infância, as técnicas devem ser lúdicas e o tempo de permanência na quietude, menor. A duração do estado meditativo, aliás, varia conforme a etapa de desenvolvimento de cada criança. O ideal é que essa meditação seja conduzida por pessoa habilitada, mas nada impede que seja feita em casa, com a ajuda dos próprios pais.

– A meditação para crianças é guiada e deve ser planejada conforme as necessidades e características de uma criança ou de um grupo. Um profissional com experiência em conduzir meditações para crianças, poderá oferecer uma série de técnicas e atividades lúdicas que ajudam as crianças a aproveitar melhor o tempo dedicado à meditação. Os responsáveis pelas crianças também podem aprender a conduzir meditações em suas casas. Isso é maravilhoso porque, assim, elas podem criar o hábito da meditação diária. Esse hábito pode trazer resultados perceptíveis, as crianças podem ficar mais calmas, mais concentradas e com maior controle emocional. Todos os grandes mestres afirmam que não somos apenas um corpo e mente, mas que, nesse corpo, está a nossa alma – repleta das mais belas qualidades. A meditação diária nos ajuda a entrar em contato com as qualidades da alma – destaca Cris.

Confira os principais benefícios da meditação para crianças listados por Cris Pitanga, autora dos livros “Yoga com Música” e “Descubra o Iogue que existe em você”:

Relaxa e acalma o corpo – Diminui a ansiedade e ajudando a criança a acessar a calma interior.

Aumenta a concentração e o foco – O principal objetivo da meditação é ajudar o aluno a focar sua mente em um único ponto, com a prática dessa técnica, ele vai aprendendo a aprimorar essa capacidade de ficar concentrado no que está fazendo, seja nas atividades da escola ou em sua casa.

Desperta a intuição e a sabedoria – Quando estamos em paz, com a mente calma e o corpo relaxado, podemos sentir e ouvir a voz de nosso coração. Desde que somos crianças, precisamos tomar decisões e fazer escolhas. Quando meditamos, naturalmente, vamos despertando a nossa intuição. Assim como, vamos sentindo o que devemos fazer em determinada situação e o que escolher para nossas vidas. Intuir o que é melhor para nós e despertar a sabedoria para lidar com os nossos desafios são grandes benefícios da meditação, essa habilidade também pode ser despertada pela criança que medita.

Ajuda a lidar e a controlar as emoções – Todo o ser humano tem, dentro de si, uma série de sentimentos tais como: o medo, a raiva, a inquietude e a ansiedade. A meditação é uma ferramenta maravilhosa que os ajuda, com o tempo, a superar esses e outros sentimentos.

Conduz o praticante a um estado de felicidade permanente – No livro “Onde Existe Luz”, Yogananda diz: “A natureza da alma é bem-aventurança: um estado interior de sempre nova alegria…”. O praticante de meditação, a cada dia, vai sendo conduzido a esse estado interior, a conhecer esta sempre nova alegria, um estado de felicidade permanente, que está com ele, independentemente do que aconteça ao seu redor. Desta forma, quando oferecemos às crianças mesmo que gotas da prática de meditação, com o tempo, elas poderão mergulhar nesse mar de felicidade que habita o nosso ser.

Informações sobre o trabalho desenvolvido por Cris Pitanga no site www.crispitanga.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *