Na Estante

Quando os filhos aprendem a mentir

Está nessa situação? Então, confira a dica de leitura da jornalista Lilian Fernandes

 

olhaoolhodamenina_capa

“Um dia, minha filha, então com 5 anos, mentiu pra mim. Uma mentirinha pequenininha, bobinha, mas que eu não percebi de imediato. Aí veio a preocupação: e quando ela crescesse, ficasse adolescente? E se passasse a mentir pra mim, em vez de confiar em mim?

Dividi esta preocupação com uma amiga e ela me indicou um livro: “Olha o olho da menina”, uma história linda, poética, simples, assinada por Marisa Prado e com ilustrações do mestre Ziraldo. É justamente sobre uma menininha que, aos poucos, aprende a mentir para a mãe. Tão bem que esta nem desconfia. Mas, à medida que a menina cresce, se sente tão sozinha que entende que, em vez de esconder o que sente ou faz da mãe, o melhor que pode fazer é dividir com ela suas incertezas.

Uma noite, assim como não quer nada,  li a história para a minha pequena. Para minha surpresa, ao final, ela chorava copiosamente. E decidiu sozinha, naquele momento, que nunca mais iria mentir. Nem pra mim, nem pra ninguém. Ainda bem, porque hoje ela tem 13 anos! E, ufa, está cumprindo a promessa”.

Lilian Fernandes é jornalista e mãe de Lucas, de 15 anos, e Amanda, de 13.

Obs: O livro pode ser baixado aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *