Livro infantil “Onde moram os livros – Bibliotecas do Brasil” conta história de sete bibliotecas brasileiras
A escritora Daniela Chindler fez do seu ofício uma grande homenagem a livros e bibliotecas, suas paixões. Na obra “Onde moram os livros – Bibliotecas do Brasil”, ela conta a história e traz curiosidades de sete bibliotecas emblemáticas do país: Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro), Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro), Biblioteca Pública do Amazonas (Manaus), Biblioteca Mario de Andrade (São Paulo), Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia (Salvador).
São histórias saborosas como a da Biblioteca Nacional, considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. A autora leva D. Pedro II para conhecer o palácio erguido nos primeiros anos da República, mas que guarda a coleção doada ao Brasil pelo imperador. Os leitores também são conduzidos pelos salões da Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia, primeiro mosteiro construído fora da Europa, erguido há 430 anos. A arquitetura do Real Gabinete Português de Leitura, eleita uma das mais bonitas do mundo, é destacada na obra. E como não viajar no tempo ao descobrir que no salão da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, havia a Sala das Senhoras, um ambiente para mulheres, que naquela época (início dos anos 1920), não tinham espaço no mundo intelectual, dominado por homens?
– Tenho uma relação de amor e respeito pelas bibliotecas, porque nelas estão guardadas uma imensidão de histórias. Meu primeiro trabalho foi como contadora de histórias em uma pequena biblioteca escolar. Desde nova tomei gosto por visitar bibliotecas e livrarias. Além do acervo de livros, fico fascinada com a arquitetura de muitas, que é de tirar o fôlego. Devíamos registrar a cara dos visitantes que entram pela primeira vez no Real Gabinete Português de Leitura. É sempre um “Uau!”. A ideia (de escrever o livro) foi posta em prática em 2012 quando escrevi o “Bibliotecas do Mundo”, mas o encantamento pelas bibliotecas existe na minha vida há muitos anos – conta Daniela.
Em “Onde moram os livros”, Daniela Chindler mostra que visitar bibliotecas vale muito a pena
“Onde moram os livros – Bibliotecas Brasileiras” é um convite para os leitores dessa era digital visitarem as bibliotecas, conhecerem de perto esses espaços que guardam tanta história e conhecimento.
– Inúmeras bibliotecas estão disponibilizando conteúdo online, o que é muito democrático e uma alegria para os pesquisadores. Três bibliotecas que selecionei no livro fazem esse trabalho. A Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia criou um site com acesso grátis a 60 obras raras digitalizadas. É incrível poder ler em casa documentos raros do século XVI / XVII pela internet. Pesquisar na Biblioteca Nacional digital não é complicado. Por exemplo, encontrei várias fotos lindas do Rio antigo, que é um assunto que eu adoro pesquisar, no site. A Biblioteca Mário de Andrade também tem disponibilizados seus tesouros no site da Prefeitura de São Paulo. No entanto, acho que a presença física do livro impresso não compete com a internet e os livros digitais. Espero que meu livro desperte o interesse dos leitores em visitar as bibliotecas, porque essa visita vale muito a pena. Mas, claro, fico muito feliz que o acervo online contribua com pesquisas e facilite o acesso à leitura de obras literárias e documentos históricos digitalizados – avalia Daniela.
Dois mil exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e escolas públicas municipais. A obra também deu origem a um espetáculo teatral, dirigido por Guilherme Miranda, que percorreu 11 escolas da rede pública e foi encenado na Sala Baden Powell, em setembro.
Que os livros continuem bem guardados (e sempre disponíveis) nesses lindos espaços citados no livro e em todas as outras bibliotecas do Brasil e do mundo afora!
Foto em destaque: Divulgação