Programa que diverte a família e não pesa no bolso. Lugares não faltam
O único inconveniente é o tempo. Se chover, não tem jeito, o passeio tem que ser cancelado. Mas a dica da semana vai para a pracinha, o parque e outros espaços a céu aberto. Crianças e adolescentes gostam de correr, de andar de bicicleta, de fazer piquenique. E muitos adultos também.
– Pelo menos uma vez ao mês, eu e meu marido levamos nossa filha de 11 anos para passeios ao ar livre. Costumamos ir a Lagoa, Parque Lage, Quinta da Boa Vista e aos parques de bairro. Andamos de patins, bicicleta, skate, pedalinho, fazemos piquenique e curtimos também fazer pequenas trilhas e subir em árvores. Nossa filha gosta muito desses passeios. Acha divertido e sente-se feliz por poder dividir conosco esses momentos de prazer – conta a psicóloga Camilla Alves, mãe de Flavia.
Além de privilegiar o contato com a natureza, passeios desse tipo não costumam pesar no bolso. Na maior parte das vezes, gasta-se apenas com transporte e alimentação. E se for o caso de piquenique, nem isso.
– O contato com a natureza estimula a independência e a criatividade da criança, além de ser um ótimo momento para reunir pais e filhos. E também não é necessário estar com muito dinheiro na carteira ou ter carro. Aqui no Rio, muitos lugares têm fácil acesso de metrô e a maior parte das atividades são gratuitas ou de baixo custo – diz Camilla.