Na Estante

Passeio em livraria

Levar as crianças para comprar os livros também é uma experiência interessante       

Este espaço é sempre dedicado a dicas de livros, uma espécie de clube de leitores corujas, onde as trocas de informações e experiências valem tanto quanto os títulos recomendados. É também um espaço para autores falarem sobre a própria obra. Mas hoje a dica é simplesmente ir a uma livraria e deixar a criança escolher um livro para ela.Fiz isso recentemente com os meus pequenos. Combinei que cada um voltaria com dois livros para casa. Um de escolha própria e o outro escolhido pela mamãe. E foi muito interessante, pois pude observar os interesses deles. O do meu meninão de 3 anos não surpreendeu nem um pouco. Pegou um livrinho no formato de um carro, com rodinha e tudo. Não fosse esse, aposto que seria um em formato de bola. São dois brinquedos de que ele gosta muito.

Já minha filhota de 5 anos optou por um livro sem história, mas que trazia nas páginas as letras do alfabeto, além de uma canetinha para escrever e apagar cada letra. Num primeiro momento achei estranho, afinal eu não iria contar nenhuma história para ela, mas depois percebi que a escolha tem tudo a ver com momento que ela vive agora, entusiasmada com o fato de aprender a escrever.

São exemplos de duas crianças muito pequenas, mas já fiz o mesmo com sobrinhas e afilhadas maiores. E é bem bacana. Acredito que assim, sem controlar demais o que eles vão ler, também contribuímos para torná-los bons leitores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *