Projeto leva oficina de escrita a escolas públicas e alunos escrevem livro
Com livro editado e sessão de autógrafos. Assim os alunos do 2º e do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Leitão da Cunha, na Tijuca, concluem o projeto Pequenos Grandes Escritores, que leva oficina de criação de escrita a escolas públicas. O projeto existe dedes 2009 e tem como objetivo incentivar o processo criativo e inclusivo por meio da escrita, estimulando a leitura e propiciando uma experiência autoral ao estudante. Já são 11 escolas públicas beneficiadas pelo Pequenos Grandes Escritores.
– Avaliando nesses anos de trabalho nas escolas, podemos constatar uma necessidade crescente de projetos que trabalhem os currículos tradicionais de forma nova e inovadora. Alcançamos, sim, alguns objetivos, mas temos a clareza de que ainda temos muita estrada para caminhar e essa estrada se faz em conjunto com a escola, sua equipe, os alunos e a comunidade que a rodeia – avalia Ricardo Monteiro, idealizador do projeto Pequenos Grandes Escritores.
As crianças desenvolvem suas histórias sob a orientação da equipe do projeto na oficina de escrita realizada na escola. OS livros são então impressos, e cada aluno recebe dois exemplares e um kit que inclui um certificado de participação no projeto. Durante a oficina, os alunos também ilustraram suas histórias, que são baseadas num tema determinado. Para compartilhar a produção com outros alunos da rede municipal, professores, pedagogos e escolas, foi desenvolvido um aplicativo, gratuito, disponível para Android e IOS, que permite ler, compartilhar e baixar os livros já publicados.
– O envolvimento dos alunos com a atividade de confecção do livro foi totalmente pleno, não só na elaboração dos textos, como também na criação das ilustrações. Ao saberem que estas produções seriam editadas na forma de um livro ficaram ainda mais estimulados e ansiosos para o evento de lançamento do mesmo. A escola está organizando um momento no Evento da “Maratona de Histórias” para o lançamento dos livros, onde os alunos irão autografá-los com a presença das famílias – conta Elizabeth Ellis, diretora da EM Leitão da Cunha.
A sessão de autógrafos acontece nesta sexta, 30, na escola. Sem dúvida, um evento super bacana para fechar o ano letivo. Segundo Elizabeth Ellis, o projeto ajuda no processo de educação em vários aspectos:
– Dentre os principais benefícios deste tipo de atividade na Educação podemos elencar os seguintes: estímulo à criatividade e desenvolvimento da leitura e escrita, aumento da auto-estima, protagonismo juvenil, integração ao projeto da Escola, integração com as parcerias, além da formação integral dos alunos abrangendo seus aspectos biopsicossociais.
Foto em destaque: Aluno da EM Leitão da Cunha durante oficina do Pequenos Grandes Escritores/Divulgação