UniCarioca produz clipe de rap para conscientizar sobre a vacina de HPV
Estamos no mês de conscientização do câncer infantojuvenil. E parte da campanha do Setembro Dourado vem em forma de rap, chamando a atenção para a importância da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). O clipe educativo “Tem que vacinar” foi desenvolvido por professores, pesquisadores e alunos da UniCarioca em conjunto com o rapper Gustavo Prado e o beatmaker Zinho Beats.
De acordo com o calendário de vacinação do Ministério da Saúde, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem se vacinar contra o HPV (com aplicação de duas doses com um intervalo de seis meses). O vírus HPV é um dos principais fatores de risco do desenvolvimento do câncer do colo do útero. A imunização também protege contra cânceres de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe.
O clipe foi uma maneira de falar diretamente às crianças sobre os riscos da doença e a necessidade da vacinação. “Questões relacionadas ao público-alvo, comunicação visual, tecnologias digitais e saberes pedagógicos foram analisados para desenvolver uma trilha do conhecimento para divulgação sobre a prevenção do HPV, uma importante DST. O clipe, que compõe parte desta trilha, foi desenvolvido para sensibilizar tanto as crianças quanto a população em geral”, avalia Ana Paula Legey, doutora em Ensino de Biociência e Saúde e Pós-Doutora em Divulgação Científica.
Para Zinho Beats, produzir um rap sobre vacinação e HPV foi desafiador: “Foi um desafio, pois sempre criamos e desenvolvemos um tema, mas nunca em cima de um artigo científico. Por isso, estudamos, entendemos e trabalhamos o assunto, pensando especialmente no público-alvo, as crianças e os adolescentes, para produzir uma mensagem. Para isso, pensamos na batida como algo mais alegre, feliz e que remeta à criança como absorver essa informação, ouvir e reproduzir para que ela chegue em casa, cante e compartilhe a mensagem com os pais, com a letra respondendo às dúvidas deles”.
Foto em destaque: Gustavo Prado/Divulgação