Na Cozinha

Rodízio a la pasta

Veja receitas de molhos e a combinação adequada para cada tipo de massa

Coisa difícil é achar alguém que não goste de macarrão. Inventado pelos chineses e consagrado pelos italianos, as massas caíram no gosto mundial e não poderia ser diferente em terras brasilis.

Quem tem criança então, sabe bem. Muitos, se pudessem, comeriam macarrãozinho todo dia. Aqui na Cozinha do Quem Coruja já ensinamos a fazer a massa de macarrão, o que por si só é divertidíssimo. Então, por que não fazer um mix de receitas e preparar um rodízio de massas, com diferentes molhos e texturas? E não precisa ter medo de arriscar. Baseada nas minhas experiências com recreação infantil através da culinária, posso garantir que crianças adoram molhos diferentes como os que vou ensinar aqui. Você pode servir as massas e os molhos separados e deixar que cada um se sirva.

Uma dica muito importante é: molhos encorpados, como pesto, bechamel (branco) e funghi, combinam com massas curtas, como penne e parafuso. Já os molhos mais líquidos, como sugo e bolonhesa, combinam com massas longas, como espaguete e fettucine. Vamos a cozinha.

Molho bechamel

Ingredientes

2 copos americanos de leite
1 folha de louro
1 talo de salsinha
1 lâmina de cebola
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 colher de chá de farinha de trigo
Sal, nós moscada e pimenta branca a gosto

Modo de fazer

Coloque o leite no fogo com o louro, o talo de salsinha e a cebola, e deixe até levantar fervura. Apague o fogo e mantenha coberto por uns quinze minutos. Enquanto isso, em outra panela, derreta a manteiga com o azeite, e em seguida acrescente a farinha de trigo. Deixe dourar levemente e acrescente o preparado com leite, já peneirado. Abaixe o fogo até o mínimo e mexa até que engrosse. Acrescente o sal e a pimenta branca. Está pronto.

Molho fungui

Ingredientes

100 gramas de cogumelo fungui seco
1 cebola média picada
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
1 concha de molho Bechamel
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer

Lave os cogumelos e os hidrate com água quente, deixando de molho por aproximadamente 20 minutos. Escorra a água, verifique se não há resíduos de sujeira e leve os cogumelos ao fogo com água o suficiente para que os cubra. Deixe ferver por aproximadamente dez minutos em fogo baixo. Tire os cogumelos da água e reserve o caldo. Pique os cogumelos com a ponta da faca. Se preferir, pode passar no processador. Em uma panela, derreta a manteiga com o azeite e refogue a cebola. Acrescente os cogumelos picados ou processados e refogue bem. Acrescente o caldo reservado, misture bem e em seguida acrescente o molho bechamel. Acrescente o sal e a pimenta. Misture bem. Está pronto.

 Molho pesto

Ingredientes

1 pé de manjericão fresco
1 dente de alho bem grande
1 colher de café de sal
100 gramas de queijo parmesão
1 copo americano de azeite extra-virgem
50 gramas de nozes ou piñole

Modo de fazer

Desfolhe o manjericão, desprezando os talos. Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata bem, até ficar uma mistura homogênea. Está pronto.

Molho sugo

Ingredientes

1 quilo de tomate italiano
½ copo de água filtrada
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de azeite
Sal e manjericão fresco

Modo de fazer

Bata os tomates com a água no liquidificador e em seguida peneire. Refogue a cebola e o alho no azeite e acrescente a mistura de tomate. Acrescente os demais ingredientes e deixe em fogo baixo por aproximadamente três minutos. Está pronto.

 Molho bolonhesa

Ingredientes

1/2 kg de patinho moído
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
2 conchas de molho sugo
Sal e pimenta branca a gosto

Modo de Fazer

Tempere a carne com o sal e a pimenta. Refogue no azeite. Retire a carne da penela e na mesma panela refogue a cebola e o alho. Volte com a carne para a panela e misture com a ponta da colher de pau, de modo que a carne desmanche. Acrescente o molho sugo, baixe o fogo e deixe cozinhar por mais três minutos. Está pronto.

 Massas

Cozinhe as massas ao dente apenas no momento de servir. Sirva molhos e massas em vasilhas separadas e oriente as crianças ou seus convidados a como fazer as combinações. Depois, é só comemorar seu sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *