Coruja Educação Na Estante

Da sala de aula para as livrarias

Professora lança livro escrito a partir de trabalho pedagógico 

Com o propósito de falar sobre a cidade do Rio de Janeiro para alunos da educação infantil, a professora Roberta Chreem acabou transformando um trabalho pedagógico em livro. “As três capivaras”, estreia da educadora na literatura, traz os pontos turísticos e características naturais da cidade sob a ótica de uma família de capivaras, que mora na Lagoa e decide ver de perto o que há no alto do morro do Corcovado. O livro traz ainda a riqueza do envolvimento direto das crianças no processo de produção da história.

– Trabalhar com projeto pedagógico significa misturar a imaginação e a curiosidade das crianças com o objetivo de apresentá-las o mundo e ajudá-las a atravessar as fronteiras do desconhecido. Na época, o tema do projeto era Rio de Janeiro e nosso personagem guia era a pequena capivara. As crianças tinham entre 2 e 3 anos e participavam ativamente da construção dos caminhos percorridos. De tão envolvidas, além do livro, confeccionamos uma família de capivaras de meias que passavam os finais de semana nas casas das crianças – lembra Roberta, que não demorou a perceber o potencial do trabalho além do ambiente escolar. – Levo muito a sério todas as trocas em sala de aula com meus alunos. A aprendizagem é uma via de mão dupla: eu aprendo muito com as crianças. Elas são fontes de inspiração. Ao perceber o interesse e reação delas quando escutavam a narrativa, vi que tinha tudo para dar continuidade ao projeto, virando um livro a ser publicado.

A co-produção entre professores e alunos, segundo ela,  é apenas uma das grandes possibilidades que se descortinam no processo pedagógico.

– Eu acredito na escola como espaço de encantamento. A aprendizagem precisa ser algo prazeroso, que traga o lúdico para as vivências e as transforma em grandes experiências. Precisamos promover espaços de escuta, onde as crianças possam ter voz, além de serem autoras de boas perguntas. Para isso, acredito que o papel do adulto é fundamental na hora de pensar uma atividade e promover um ambiente especial, convidativo e pensado com todo cuidado e respeito – avalia Roberta, que hoje atua como coordenadora pedagógica, incentivando esse tipo de abordagem. – Com o propósito de estar junto, pesquisar e investigar o universo infantil, atuei como professora durante oito anos na educação infantil e há dois anos faço um trabalho de coordenação pedagógica, formando e orientando as professoras em suas práticas. Sempre me interessei pela infância e acredito na criança em toda sua amplitude, como um ser ativo e cheio de potência. Não podemos esquecer que o simples é precioso e que o tempo para brincar e explorar são fundamentais para sua existência. Isso é a vida delas!

No livro, apesar de o destino final da aventura ser o Cristo Redentor, é no trajeto até o monumento que as capivaras (papai, mamãe e filha) vão descobrindo sobre história e natureza do Rio. As ilustrações do livro são assinadas por Kammal João, professor de desenho no Parquinho Lage, EAV Parque Lage e na Escola Parque. “As três capivaras” foi lançado pela Galocha, selo infantil da editora Guarda-Chuva.

 

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