Coruja Saúde

Dor de ouvido após piscina ou praia

Além de grande incômodo, ela pode ser indício de algum problema

Já sentiu aquela dorzinha de ouvido após banho de mar ou piscina? Além de grande incômodo, ela pode ser indício de algum problema.

–  A dor de ouvido após contato com água pode significar o início de uma infecção local – diz a otorrinolaringologista Priscila Roldan dos Santos, da Clínica Doktor’s.

Segundo ela, é recomendável o uso de analgésico para aliviar a dor, mas nunca fazer uso de solução caseira no ouvido, pois pode piorar o quadro.

– Esse tipo de otite se chama otite externa,  pois o contato com água ocorre associado às altas temperaturas. Aumenta a umidade local, removendo a barreira de proteção da pele, permitindo a entrada de agentes infecciosos, assim é comum o aumento dos casos no verão – explica a médica.

Os casos de otite externa se apresentam com dor, coceira, sensação de ouvido tampado, diminuição da audição e, por vezes, presença de secreção. Se a criança reclama de água no ouvido e dor, procure um médico especializado.

Se a criança faz natação, ela pode usar um protetor auricular para prevenir o aparecimento da otite externa. Nesse caso, é importante procurar orientação médica para saber o tipo mais indicado.

Confira as dicas da dra. Patrícia para evitar a otite externa.

1 – Evite manipular o ouvido com hastes flexíveis;
2- Seque o conduto auditivo após o contato excessivo com a água;
3 – Use protetor auricular ao nadar;
4 – Evite a automedicação. O uso de medicações caseiras ou apenas de anti-inflamatórios pode acarretar a piora da infecção local e sua extensão para toda a orelha;
5 – O tratamento correto é baseado em uso de gotas otológicas tópicas. As gotas otológicas são medicações que contém antibióticos não podendo ser compradas sem receita. Durante o tratamento, evite o contato com a água e manipulação da orelha.

Leia também:

(6) Comentários

  1. Manuh diz:

    Adorei as dicas vou usar esses métodos porque quase que não consigo comer pq parece que a dor de ouvido vai para boca mas mt obg.

  2. Mariane diz:

    Fiz anos atrás o tubete que é um procedimento para desentupir o ouvido que no se prejudicou no mar depois disso meu ouvido ficou muito sensível, tive que fazer lavagem mas nunca mais voltou a ser como era.
    Entro no mar meia hora e já me dá dor.

    1. Mariane diz:

      Queria saber se esse tubete faz bem ou mal para o ouvido?

      1. Marta Paes diz:

        Oi, Mariane
        Não temos como responder, mas vamos procurar saber com um especialista. Bjs
        Quem Coruja

  3. Juliana Albino diz:

    Meu filho sente sempre dor no ouvido um dia ou mais após ter ido na piscina.
    E tem queixa de vento de ventilador q tbm causa dor. As dores dele se fazem frequentes há um ano. Já
    fez tratamentos e sempre acaba voltando a dor com frequência.
    O que eu posso estar fazendo?

    1. Marta Paes diz:

      Oi, Juliana
      Você já procurou tratamento, e essa é a única coisa que podemos indicar. Se a dor persiste, volte ao médico ou mesmo procure outro otorrino para acompanhar a situação. Às vezes, é preciso investigar mais para chegar ao diagnóstico correto. Ficaremos na torcida para que tudo se resolva e seu filho não sofra mais com dor de ouvido.
      Bjs
      Quem Coruja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *