Coruja Educação Família Lazer

Sábados no Mast – Ciência e diversão

Programação especial oferece atividades voltadas para o público infantojuvenil

Museu é lugar de criança. E prova disso são as instituições que promovem atividades pensadas especialmente para o público infantojuvenil, como o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro. O “Sábado no Mast” reúne várias atrações lúdicas sempre relacionadas com a ciência. Trata-se de um dos destaques da programação do museu.

– Desde o início das atividades com o público, em 1986, o Mast sempre teve como preocupação o público infantojuvenil. Basta lembrar que uma de suas principais atividades de divulgação e popularização da ciência é o “Brincando com a Ciência”, elaborado por Ronaldo de Almeida e Douglas Falcão, que tem por objetivo partir de materiais normalmente disponíveis em casa, como garrafas PET, elásticos e tubos de caneta, e construir os mais diversos experimentos, como o foguete de água, o boliche ecológico, o detetive químico e o avião magnético. Voltada para toda a família, a atividade utiliza princípios científicos para estimular o pensamento, a capacidade de questionar e a criatividade – conta Moema Vergara, coordenadora de Educação em Ciências do Mast.

Segundo ela, além de poder despertar futuras vocações na carreira científica, esse tipo de programação serve para cultivar o hábito de frequentar museus. O “Sábado no Mast” é gratuito é inclui observação do céu. As atividades podem variar de um sábado para outro, mas há sempre muita diversão garantida. Aliás, o que não falta é opção:

– Podemos citar o Brincando com a ciência, o cozinhando com a ciência, contanto mitos – peça e esquetes de teatro, observação do céu à noite e do Sol, planetário inflável, e o faça você mesmo. Outra atividade que as crianças amam é correr pelo campus, que é o maior conjunto arquitetônico de astronomia da América Latina – diz Moema.

Neste sábado, 15/9, um dos destaques é a oficina AstroMania, que vai trazer as ondas gravitacionais, fenômeno físico detectado de forma visível em 2016 por astrônomos americanos (o fenômeno ficou conhecido como “som do universo” na Teoria da Relatividade de Albert Einstein, mas o físico não imaginava que essas ondas pudessem ser vistas da Terra). A atividade é sugerida para crianças a partir dos 5 anos, e vai mostrar um pouco sobre os buracos negros e o movimento dos astros, como planetas e estrelas. Os participantes vão realizar experimentos científicos com a ajuda do físico e professor Dr. Luiz Pinheiro, do Departamento de Eletrônica Quântica da Uerj.

Confira a programação completa do Sábado no Mast, neste dia 15 de setembro:

Planetário inflável – 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

Jogando com a Ciência: Poder da Luz – 15h (serão distribuídas senhas para as três sessões, antes do início de cada atividade)

AstroMania: Tirando Onda no Universo – 16h (serão distribuídas 30 senhas a partir de 15h30)

Observação do Sol – das 15h às 17h

Observação do Céu – das 17h30 às 20h

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel:(21) 3514-5299 e 3514-5229
Funcionamento do Museu: das 14h às 20h

Foto em destaque: Divulgação/Mast

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *