Destaque Lazer

Exposições, palestra e até Pokémon Go! no Mast

O fim de semana está recheado de atrações no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Neste sábado (27) e domingo (28), a programação faz parte da 13ª edição da Primavera dos Museus, uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece anualmente, com atividades voltadas para todas as idades.

A partir das 14h, o público pode passear pelo Centro de Visitantes, um espaço interativo que exibe história da astronomia, e conferir exposições interativas, como O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS, com curadoria de Marcello Dantas, que  faz uma imersão na história do fenômeno e permite ao visitante vivenciar experiências sensoriais surpreendentes. São projeções de imagens e animações que unem história e tecnologia, incluindo a simulação audiovisual do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol naquele dia 29 de maio de 1919.

No sábado (27), a partir das 15h, tem Ciclo de Palestra com o secretário-geral da Sociedade Astronômica Brasileira e atual Diretor do Observatório do Valongo (UFRJ), Hélio Jacques Rocha Pinto, sobre As histórias e lendas contadas na esfera celeste. Às 16h, os treinadores Pokémon vão poder explorar o museu para desvendar os mistérios das criaturas mágicas e a ciência por trás do jogo Pokémon Go! Na primeira edição do Jogando Com a Ciência os participantes vão poder utilizar o aplicativo para descobrir alguns segredos e conhecer as semelhanças dos personagens com os seres vivos do Planeta Terra. Das 18h às 20h, é hora de conhecer a centenária Luneta Equatorial 21 no Programa de Observação do Céu! A atividade permite ao visitante visualizar planetas, astros, nebulosas e aglomerados, entre outros objetos e fenômenos estudados pela astronomia de maneira lúdica e divertida.

Já no domingo (28), é dia de Planetário Inflável Digital! Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do Mast, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Fim de semana no Mast
Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229
Sábado 27/09 – Funcionamento do Museu: das 14h às 19h- Ciclo de Palestras: As histórias e lendas contadas na esfera celeste, com Hélio Jacques Rocha Pinto, secretário-geral da Sociedade Astronômica Brasileira e atual Diretor do Observatório do Valongo (UFRJ) – 15h- Jogando Com a Ciência – Campus e Prédio Sede do MAST – 16h- Programa de Observação do Céu – Luneta Equatorial 21 – das 17h30 às 20h
Domingo 28/09 – Funcionamento do Museu: das 14h às 18h- Visita às exposições internas e externas do Museu de Astronomia- Planetário Inflável – 15h, 16h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h) Gratuito

Foto em destaque: Divulgação/Mast

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *