Alimentação Destaque Gravidez

Enjoos na gravidez: como amenizar o mal estar

A nutricionista Paula Castilho orienta sobre alimentos que ajudam a controlar a sensação ruim

Os enjoos matinais são famosos. Nem toda mulher grávida os sente, mas quem os experimenta não esquece. A nutricionista Paula Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, explica que cerca de 70% a 80% das mulheres sofrem de náuseas no primeiro trimestre de gravidez. As náuseas podem vir com ou sem vômitos; ocorrem principalmente na parte da manhã, mas podem se manifestar a qualquer momento do dia. O mecanismo exato que leva mulheres grávidas a sentir enjoos durante todo o primeiro trimestre da gestação é desconhecido. Sabe-se, porém, que as rápidas alterações hormonais do início da gravidez (estrogênio, progesterona e hCG) desempenham um papel importante no quadro.

– Os enjoos surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação. Alguns trabalhos mostraram que quanto mais alto os níveis do hormônio hCG, maior a incidência de náuseas durante a gravidez. Os hormônios da gravidez, principalmente a progesterona, agem também na motilidade do trato gastrointestinal. Mulheres grávidas apresentam um “estômago preguiçoso”, que demora a se esvaziar, o que além de favorecer o aparecimento das náuseas, provoca também uma sensação de saciedade precoce, impedindo a ingestão de grandes quantidades de alimento. A gestante sente-se “empanturrada” com muita facilidade – afirma.

Segunda a nutricionista, o jejum prolongado é um dos fatores que provocam o enjoo, por isso é muito comum que as grávidas sintam náuseas pela manhã. Comer lentamente de um a dois biscoitos salgados ou torradas, ainda na cama, ajuda a controlar essa sensação ruim. Outra dica é evitar jejum prolongado durante o dia:

– O ideal é comer uma pequena quantidade de alimento de duas em duas horas. Nem pense em fazer apenas três grandes refeições ao dia (café da manhã, almoço e jantar) – orienta Paula Castilho.

Alguns alimentos têm o poder de minimizar os enjoos. Confira a lista:

Espinafre, rúcula, brócolis, escarola, agrião, frutas cítricas e grãos integrais: esses alimentos são ricos em ácido fólico, uma vitamina do complexo B, que é um nutriente fundamental para as gestantes. Além de ajudar na formação do tubo neural e dos tecidos do embrião, ainda estimulam a formação dos ácidos digestivos, favorecendo o esvaziamento gástrico e auxiliando na diminuição dos enjoos.

Peixes, frango, ovos, cereais integrais, soja: a deficiência de vitamina B6 está relacionada a sintomas de náusea gestacional, por isso é fundamental ingerir alimentos que são fonte desse nutriente.

Banana nanica: a fruta é duplamente indicada por ser uma boa fonte de vitamina B6 e potássio. A vitamina B6 evita o enjoo; já o potássio controla os vômitos.

Bebidas frias e ácidas: tomar limonada sem açúcar ou acrescentar gotas de limão na água ou nos chás são ótimas maneiras de manter a hidratação e, ainda, diminuir o enjoo. Outra dica é temperar alimentos com limão.

Abacaxi e caqui: além de aliviarem a ânsia, essas frutas são fontes de vitamina C, nutriente importante para o fortalecimento do sistema imunológico e da placenta.

Laranja-pera, tomate, vinagre de maçã: alimentos ácidos são bem tolerados, portanto, invista neles.

Gengibre: uma sugestão é fazer um chá dele ou cortá-lo em lascas para colocar na salada. Fazer um suco de abacaxi com gengibre também é bom.

Arroz, macarrão, batata, pães: alimentos ricos em carboidratos são de fácil digestão e, por isso, ajudam a controlar o enjoo. Além disso, fornecem energia para a gestante. Prefira sempre as versões integrais, pois possuem mais fibras e nutrientes.

Iogurtes: a intolerância ao leite é muito comum na gestação e pode causar enjoo. Substituir o leite pelo iogurte ajuda a garantir o consumo de cálcio e a diminuir as náuseas, pois ele é digerido pelo estômago mais facilmente. Prefira os iogurtes com probióticos, que também ajudam no bom funcionamento do intestino.

Fique atenta às dicas:

– Evite jejum prolongado, coma pequenas quantidades de alimentos de duas em duas horas;
– Ao acordar, antes de sair da cama, coma uma ou duas bolachas ou torradas;
– Coma sempre devagar e mastigue bem os alimentos até sentir a consistência de purê em sua boca;
– Prefira alimentos à base de carboidratos, como batata cozida ou assada ou na forma de purê, arroz, mandioca, mandioquinha, pão torrado, bolachas sem recheio. Sem abusar nas quantidades, claro;
– Hidrate-se, se sentir enjoo da água, opte pela água de coco, chás, sucos;
– Evite beber líquidos durante as refeições, tome uma hora antes ou depois;
– Evite alimentos fritos, gordurosos, muito condimentados, doces, concentrados, café;
– Prefira alimentos na temperatura morna ou gelada;
– A náusea pode ser aliviada mastigando gengibre. Ingerir alimentos frios como picolés de frutas, água gelada com algumas gotas de limão ou frutas frescas geladas;
– Prefira consumir derivados de leite ao leite puro;
– Evite o consumo de bebidas alcoólicas e bebidas gaseificadas como refrigerantes e água tônica;
– Não deite logo após as refeições, aguarde pelo menos uma hora;
– Consulte um nutricionista para poder personalizar seu cardápio e balancear suas refeições.

 

Leia também:

É comum ter azia na gravidez

Hiperêmese gravídica e os cuidados necessários

Varizes na gestação

 

(39) Comentários

  1. Milza diz:

    Estou grávida de um mês só e sofro bastante de enjoo e náusea além de sentir coisas muito estranhas e mudança brusca de hábitos e o enjoo matinal é um inferno total e não sei se vou conseguir me acostumar mas sendo mamãe de primeira viagem talvez por isso me sinta incomodada.

    1. Jessica Elaine Santos de Oliveira diz:

      Olá… Estou grávida de 3 meses, No começo eu fazia algumas coisas que o médico me indicou pra aliviar os enjoos. Ele pediu pra todos os dias assim que eu acordasse, comesse biscoito de água e sal, e só depois de uns 30 minutos escovar os dentes… No começo até funcionou, mas depois…. Hoje sofro de todas as maneiras inimagináveis com enjoos e vômitos, nem remédios fazem efeito em mim, a única coisa que está ALIVIANDO é limão… Fico o dia todo chupando limão…

      1. Fadua Matuck diz:

        Jessica, estamos na torcida para você melhorar logo desses enjôos!

        Equipe Quem Coruja

    2. Andreia diz:

      Na minha segunda gravidez esta sendo pior

      1. Marta Paes diz:

        Andreia,
        Comigo aconteceu o mesmo.
        Bjs
        Marta – Equipe Quem Coruja

  2. juana diz:

    Estou de 6 semanas, me sinto muito enjoada, mas to mantendo uma boa alimentação, o que tem me ajudado é suco de limão.
    Muiito feliz meu primeiro filho!
    Tirando os enjoos to muito bem

  3. Estou de 9 semanas e estou quase morrendo de mal estar e os enjoos começaram só agora. Esse mal estar tem prejudicado muito meu emprego, minha vontade é so ficar na cama. Tomara que passe rapido!! :/

  4. yasmin diz:

    Nossa estou gravida de 6 semanas , e sinto um enjoo insuportável, o tempo todo, nada para no meu estomago, esta difícil, alem desse enjoo que nao me deixa, sinto dores na minha barriga e ainda não consigo dormi direito, sinto muito sono mas não consigo dormi, esse enjoo esta me deixando doida.e meu primeiro baby estou muito feliz, mas não quero outro,passar por tudo de novo, nao da.

    1. Rayane diz:

      Eu tbm tô da mesma forma

    2. Livia Lemes diz:

      Estamos iguais kkkkkk

  5. Dayane diz:

    Eu to gravida ja entrei pra 5 meses meu enjou desde q descobrir q eu tava gravida,nao aguanto mais este enjou… O Medico me receitou um remedio pra antes da refeição da manha e da noite….e bom

  6. Sílvia Lúcia Alves diz:

    Boa noite! Eu vi as suas dicas para cortar naúseas e enjoos e como Eu estou passando por isso decidi colaborar com o meu conhecimento de experimentar e comprovar a eficácia do que Eu li e aprendi.
    Alimentos para cortar naúseas e enjoos:
    Gengibre é o número um
    Abacaxi
    Lima da Pérsia
    Laranja Serra d’Água
    Erva Doce
    Anis Estrelado (Só de cheirar alivia!)
    Canela (O Trident canela é ótimo!)
    Cravo
    Salmão Grelhado (incrívelmente gostoso e corta as naúsea devolvendo o prazer de comer)
    Sushis (por dois motivos, o salmão está sempre presente e todo sushi é preparado com o suco de abacaxi, a bromelina enzima presente no abacaxi é inclusive suplemento alimentar, o efeito é imediato, Você come e se sente bem).
    Outros peixes com poder de cortar as nauseas e te dar prazer em comer são o atum e o dourado.
    A banana Eu achei fraca em relação a todos os outros alimentos que citei aqui.
    Espero ter ajudado pois Eu estou sentido falta de um material sério sobre o assunto.

    1. Fadua Matuck diz:

      Obrigada, Silvia, por compartilhar com nossas leitoras sua experiência. A troca é muito importante neste momento, não é mesmo?
      Dê uma navegada no site, acreditamos que várias outras matérias poderão te interessar!
      Estamos também no Facebook e no Instagram!

      Esperamos voltar a lê-la em breve!
      Carinhosamente,
      Quem Coruja

    2. Luana diz:

      Boa tarde, Canela não é indicado para gestanstes por ter efeito abortivo. E sushi também não é indicado pois as grávidas devem comer carnes o mais bem passada possível.

  7. Miriam diz:

    Nossa parece quê não vou suportar, pois sinto muita dor de estômago, sinto fome de segundo em segundo e não tenho vontade de comer nada!.É tudo muito estranho sinto cólicas as vezes fortes, mim sinto muito fraca.
    Estou com 8semanas desde a 6semana que sofro com enjôos intensos, já testei varias formas de evitar os enjôos mas só melhora por um momento mas rapidinho volta tudo de novo.está sendo muito difícil, mas estou muito feliz meu(a) primeiro(a) bebê e estou muito feliz sei que vou conseguir!.

    1. Fadua Matuck diz:

      Aguenta firme, Miriam! Esperamos que os enjoos diminuam.
      E parabéns pelo primeiro bebê que vem por aí!

      Equipe Quem Coruja

  8. brenda Moreira diz:

    Estou com 14 semanas e esse enjôo não passa. Me sinto muito fraca e tenho muita fome, mas quase nada do que como fica. Sinto dores demais no estômago e beber água é horrível. Sem falar no gosto ruim na boca depois de comer que também provoca os vômitos. Não tá fácil

    1. Marta Paes diz:

      Brenda, algumas mulheres sentem mais enjoos mesmo. Estamos na torcida para você melhorar e poder se alimentar bem. Tudo de bom!
      Equipe Quem Coruja

  9. Fabiane Stipp diz:

    Estou de 8 semanas. Desde a minha 4 semana só passo mal. Tudo que como, volta. É uma tortura. Me sinto cansada o tempo todo, com muito sono… Meu corpo só pede sono. Tudo vira uma tormenta pra mim, beber água, comer uma fruta, tomar um suco de laranja… Tudo é bem complicado. Tomo remédio pra enjôo receitado pelos médicos, mas nem sempre dá certo. Varia muito os dias… Espero que tudo isso passe logo. É meu primeiro baby, estou muito feliz por ser mãe. A única coisa Ruim são esses enjôos que não me deixam rsrs…

    1. Fadua Matuck diz:

      Parabéns, Fabiane! Quando aos enjôos, aguenta firme… segundo especialistas os enjoos tendem a diminuir (ou mesmo acabar) a partir da 13a semana.
      Na torcida para que você se sinta bem logo!
      Quem Coruja

  10. Lu diz:

    Estou na 14 semana, estou com muitos enjoos e vômitos, além de indisposição e fraqueza. Tomo vonau e mais recentemente combino com plamet, conforme prescrição de meu GO. Já tentei de tudo, quase não consigo me alimentar, estou basicamente vivendo de algumas frutas, às vezes mingau de aveia sem açúcar, pães de aipim e milho! Nem os remédios aliviam ! Meu GO suspendeu agora a ingestão de progesterona, por ser possível que este medicamento colabore para o aumento dos sintomas. É desesperador, dia após dia, parece nada mudar! Também sinto falta de estudos/ pesquisas sérias que nos ajudem. Agora tentarei o genigibre por indicação de vocês aqui .
    Abraços a todas

    1. Marta Paes diz:

      Oi, Lu
      Entendemos perfeitamente o que você está passando. Algumas mulheres enjoam muito mesmo, e mal conseguem se alimentar. Teste alguns alimentos indicados para diminuir o mal-estar, sempre com orientação do seu médico. Esperamos que, com o passar das semanas, você comece a se sentir melhor.
      Um abraço e tudo de bom
      Equipe Quem Coruja

  11. Letícia Melo diz:

    Estou com 5 semanas e já faz 3 dias que iniciou náuseas, principalmente pela manhã, não chego a vomitar mais passo muito mal. Nunca pensei ser tão difícil, to extressada! pois já acordo gemendo kkkk… Essas dicas são bacanas, estou optando por frutas cítricas e suco de maracujá, já estou percebendo uma ajudinha. Tava sentido azia demasiadamente, cortei o excesso de condimentos e produtos processados e deu um alívio muito grande! É meu primeiro bebê e estou muito feliz, que Deus nos dê forças para suportar esses momentos difíceis, vai valer a pena mamães!!!
    Beijos!!

    1. Marta Paes diz:

      Já está valendo, Letícia! Parabéns pela gravidez! Os enjoos, realmente, são bem desagradáveis. Estamos felizes por ajudar de alguma forma. Esperamos que você encontre outras matérias bacanas aqui.
      Bjs
      Equipe Quem Coruja

  12. Juliana diz:

    Olá, bem gnt é o meu segundo filho. Tinha jurado pra mim não ter outro, pois na primeira gestação enjoei até no dia de ganhar o bebê. Nada passava o enjoo. Apenas aliviava. Estou com 5 semanas e já sinto o enjoo novamente. Mais leve, sem as crises constantes de vômito. Só enjoo. Muito limão é o que me salva. Limão em tudo. Já ando com um na bolsa. Sorte pra todas as mamães!

    1. Marta Paes diz:

      Juliana,
      Tomara que dessa vez você não tenha tantos enjoos… E obrigada pela dica. Beijos e tudo de bom para você e seu bebê.
      Equipe Quem Coruja

  13. Rachel diz:

    Estou com seis semanas e os enjoos são frequentes. Principalmente pela manhã, é ruim até para escovar os dentes. Não consigo me alimentar e aumenta ainda mais minha indisposição. Sinto muita azia também. Tomo Mylanta plus e vonau. Irei inserir o Nexium 40 mg para azia. Todos receitados. Espero melhorar, mas essa fase é bastante difícil. Dificulta a vida social e profissional.

    1. Marta Paes diz:

      Oi, Rachel
      Sim, é uma fase bem difícil. A indisposição atrapalha mesmo. Mas estamos na torcida para você passar logo por isso e poder curtir as coisas boas da gravidez.
      Equipe Quem Coruja

  14. diz:

    Olá, estou com 7 semanas de gestação, muuuiito enjoo, mas o que mais me incomoda mesmo é o excesso de saliva, isso piora tudo. O tempo todo tenho q cuspir, minha boca fica cheia de saliva, isso é horroroso… Estou tomando meclin mas não sinto nenhuma melhora. Mais alguém sofre com esse excesso de saliva???

    1. Mary diz:

      Olá Gê bom dia, estou de 8 semanas e estou assim também, só vomitei uma vez até agora, mas as nauseas e o excesso de saliva é o pior de tudo. Mas não são todos os dias, ás vezes melhora ou piora, espero passar logo.

      1. Mary diz:

        Ah, também esqueci de comentar, o que alivia bastante minhas nauseas, é comer toda hora, toda hora mesmo, nem que seja bala, mas sempre estou mastigando algo, coisas bem leves, ajudam muito a passar o dia.

  15. Ane Ferreira diz:

    Estou de 6 semanas, sinto muito enjoo, mas agora não é só o enjoo, eu TB estou vomitando … É muito ruim essa sensação, se eu tomo suco de laranja até que é melhor, mas qualquer outra coisa de manhã que não seja cítrico me faz vomitar…. Meu primeiro filho, estou muito feliz, mas esses enjoos são péssimos 😑

    1. Marta Paes diz:

      Ane,
      Os enjoos nesta fase costumam ser mesmo intensos, e acabam atrapalhando a alegria do momento, né? Estamos na torcida para que eles amenizem e você possa curtir mais a gravidez. Felicidades!
      Equipe Quem Coruja

  16. Jamini haick silveira diz:

    Olá meninas, estou passando pelo mesmo. Primeira gravidez, os enjoos são terríveis, acabam com a gente. Eu não estou conseguindo comer quase nada além de fruta, suco natural e água gelada. Ai passo muito tempo sem comer, levanto e vomito. Não fiquem muito tempo sem comer.

  17. Josi diz:

    Com quantas semanas de gestaçao vcs começaram a enjoar?

    1. Marta Paes diz:

      Olá, Josi
      Não lembro exatamente, mas no primeiro trimestre, com certeza. Foram duas gravidezes, e enjoei muito mais na segunda.
      Bjs
      Marta

  18. Camily Alves diz:

    eu estou de quase 9 meses e sofro muito com tudo isso , ate pra chupar limao eu tenho dificuldade , tomo 2 remedios e chupo limao antes de dormir a 2 semanas e ainda pra comer sempre antes eu tenho que vomitar pra ingerir o alimento

    1. Marta Paes diz:

      Imagino o quanto deve ser difícil para você, Camily! O importante é tentar se alimentar da melhor maneira possível. Que seu bebê chegue com muita saúde e o enjoo fique como a lembrança menos importante da gravidez. Tudo de bom!
      Quem Coruja

  19. Você realmente sabe do que está falando. Obrigado por compartilhar seu conhecimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *