Na Cozinha

Ah, um bom molho de tomate…

Esqueça o gosto dos molhos industrializados. Confira a receita do chef João Chevrand

Uma boa massa pede um bom molho de tomate. E o sabor do feito em casa, garante João Chevrand, é bem melhor do que o dos industrializados. Na receita a seguir, o chef ensina a preparar um que pode ser reservado por até seis meses.

Ingredientes

1 kg de tomates bem vermelhos (quase passados)
3 litros de água
3 cebolas médias (com casca)
10 dentes de alho (com casca)
100 g de açúcar mascavo
100 ml de molho shoyo
200 ml de extrato de tomate de boa qualidade (este é o segredo!)

Pré-preparo

Lave bem os tomates e retire olho (a parte do cabinho), faça um corte em X na parte debaixo e reserve. Em uma panela funda, ferva 3 litros de água. Quando começar a ferver acrescente o tomate inteiro e ferva por uns 3 minutos, retire da panela o tomate, guarde a água do cozimento, retire a pele do tomate e reserve.

Preparo

Em uma caçarola (panela de fundo médio) leve o açúcar ao fogo médio, e deixe caramelizar. Acrescente as cebolas cortadas com as cascas, o alho inteiro e o extrato de tomate, e continue com o cozimento no fogo baixo, sem deixar queimar, mexendo sem parar. Cozinhe por cerca de 10 minutos, retire do fogo e reserve. Em um liquidificador, bata a metade dos tomates sem cascas e sem sementes, e acrescente a água do cozimento aos poucos. Reserve.

Na panela do refogado, acrescente a outra metade dos tomates picados sem cascas e sem sementes, leve ao fogo alto e mexa sem parar. Aos poucos, acrescente a outra metade da água do cozimento do tomate. Quando começar a ferver, acrescente o molho de tomate batido no liquidificador e continue mexendo sem parar. Aos poucos adicione o molho shoyo para dar gosto e coloração ao molho, continue mexendo e acrescente uma pitada de sal (a gosto). Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 40 minutos. Deixe esfriar e reserve em potes separados a gosto.

Para guardar por um longo tempo, é preciso congelar! (Prazo de validade 6 meses)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *