Lazer

Sobre brinquedos

Saiba como a Estrela, com mais de 1,2 bilhão de produtos fabricados, atende a crianças de diferentes idades

Parque, teatro, cinema, museu, show. O Quem Coruja está sempre dando uma dica para a diversão das crianças. Mas elas também se divertem em casa, e com as brincadeiras mais variadas. Além disso, com o Natal chegando, muitos pequenos estão na expectativa dos brinquedos. Já abordamos, aqui, a importância do brincar na infância e os tipos de brinquedos mais adequados para cada faixa etária, do ponto de vista de especialistas. Agora, falamos um pouco sobre como carrinhos, bonecas, jogos e outros produtos do gênero são pensados por um fabricante para atender a crianças e adolescentes.

Com 76 anos de experiência e 25 mil brinquedos diferentes já produzidos (mais de 1,2 bilhão de unidades),  a Brinquedos Estrela  testa os produtos em laboratório do Inmetro, instalado em uma das fábricas próprias.

– A recomendação de faixa etária dos brinquedos é regida por normas internacionais. No departamento de marketing, temos profissionais que pensam no desenvolvimento das coleções e, na fábrica, temos uma equipe responsável pelos testes. A Estrela é a única fabricante do Brasil que tem um laboratório do Inmetro em suas dependências – diz o diretor de Marketing da Brinquedos Estrela, Aires Leal Fernandes.

Pianinho indicado para crianças a partir de 6 meses. Foto Divulgação/ Brinquedos Estrela
Pianinho indicado para crianças a partir de 6 meses. Foto Divulgação/ Brinquedos Estrela

Ele explica que os critérios mais adequados para a classificação da faixa etária seguem diretrizes de um anexo da norma de segurança do brinquedo, a NM300:

–  Ainda nesta norma, temos um outro anexo que trata da classificação internacional dos brinquedos, segundo o International Council for Childrens Play (ICCP). Por exemplo, brinquedos para primeira idade para atividade sensório motor: chocalhos – faixa etária 2 a 7 meses.

Mas a definição do tipo de brinquedo mais apropriado para cada idade vem ganhando mais atenção no mercado brasileiro.

– Existe uma comissão na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com consulta pública, para elaborar uma norma de classificação de brinquedos por faixa etária, provavelmente a ser publicada em 2014, e será muito importante para o consumidor – avalia Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *