Destaque Saúde

Carnaval com muita água e protetor solar

Ter a semana da folia na estação mais quente do ano exige cuidados especiais com a saúde mesmo em meio à diversão. Especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) fazem alertas relacionados à exposição ao Sol e ao uso de maquiagem, especialmente nas crianças. Confira as dicas de dermatologistas para um Carnaval sem preocupações.

Protetor solar –  Aplique protetor solar com fator de proteção adequado à idade da criança antes de sair de casa. Reaplique a cada duas horas ou depois de mergulhar na água. “Especialmente no que diz respeito às áreas como a pele do rosto, particularmente sensível à exposição solar, ao redor dos olhos e dos lábios, onde a pele é mais fina e delicada. Assim como pescoço, os ombros e braços e as mãos. Áreas mais expostas do corpo e sujeitas a envelhecimento prematuro e manchas escuras devido à exposição solar ao longo da vida, é preciso ter atenção,  proteger. Com roupas que tem filtro solar ou/e o protetor”, recomenda Elisete Crocco, Coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Água – A água evita muitos problemas de saúde. “Hidrate-se com água, sucos naturais, água de coco”, diz  Elisete.  

Maquiagem – A dermatologista Márcia Linhares, do Departamento de Laser da SBD, orienta que não é recomendável que os pequenos usem maquiagem de adulto, pois podem conter ingredientes e níveis de conservantes que não são adequados para a pele delicada. “Em vez disso, é melhor escolher maquiagens próprias para crianças que tenham ingredientes suaves e sejam hipoalergênicas. Essas maquiagens são geralmente formuladas para serem menos irritantes para a pele das crianças e são mais seguras para o uso prolongado”, explica.

Hidratação – Além de manter a pele hidratada bebendo água durante o dia, é importante aplicar um creme hidratante após o banho para evitar o ressecamento.

Banhos rápidos – Após a brincadeira, dê banhos rápidos nas crianças para remover a sujeira e a maquiagem. Use sabão suave e evite esfregar a pele com força.

E por que os especialistas estão sempre alertando sobre os cuidados no verão? 

A médica Márcia Linhares ressalta que o excesso de exposição ao sol faz mal porque os raios UV nocivos podem penetrar na camada mais profunda da pele, danificando as células e a estrutura de colágeno. “E a exposição prolongada pode aumentar o risco de câncer de pele e outras condições cutâneas graves. A exposição excessiva ao sol também pode levar a desidratação da pele, causando ressecamento e coceira. Usar roupas protetoras, chapéus, óculos escuros e principalmente protetor solar e evitar a exposição prolongada durante as horas mais quentes do dia é o ideal”. P

Prevenindo o envelhecimento precoce e câncer de pele

Além da saúde, é importante destacar que a radiação UVA  é conhecida por causar danos a longo prazo à pele, incluindo envelhecimento precoce, manchas escuras, flacidez e câncer de pele.

Essa radiação também pode danificar o DNA das células da pele, provocando mutações genéticas, o que pode levar a problemas mais graves a longo prazo. É mais intensa no verão. No período entre 10h e 16h, a radiação UVB atinge a pele mais superficialmente e provoca queimaduras, ardência e vermelhidão.  “Vale lembrar que a radiação ultravioleta (UV) danifica várias estruturas da pele, incluindo a camada de elastina e pode danificá-la, o que resulta em flacidez e perda de elasticidade da pele; prejudicar o colágeno, o que resulta em enfraquecimento da pele e formação de rugas; e fazendo mal às células epiteliais e melanócitos, o que pode levar a manchas escuras e ao câncer de pele”, alerta a dermatologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *