Destaque

Debate sobre teatroinfantojuvenil

Humor e leveza. Essas são características que não devem faltar ao teatro infantojuvenil, diz a dramaturga Renata Mizrahi, que participa da Segunda Semana do Núcleo de Dramaturgia Firjan Sesi, de 2 a 6 de outubro, no Oi Futuro Flamengo. A atriz, roteirista e diretora estará no evento nesta sexta, dia 5, falando sobre dramaturgia para o teatro voltado para crianças e adolescentes.

– Na conversa quero falar sobre a importância de educar sem ser didático – diz Renata, ressaltando a diferença entre gerações. – Não se passa coisas que antigamente passavam. Dá para gente colocar no palco questões como racismo, machismo, etc. de uma maneira delicada e criativa, do ponto de vista dessa criança de hoje que é completamente diferente da criança de pouco tempo atrás.

Renata divide a mesa com o autor e ator Pedro Henrique Lopes, e o mediador Diogo Liberano, coordenador do Núcleo de Dramaturgia Firjan Sesi e curador do evento.

Para a dramaturga, trabalhar com teatro infantil permite não só falar às crianças, mas também aos adultos:

– A vontade de expor um sentimento de uma criança, que muitas vezes não é compreendida. A vontade, através dessa criança, mostrar para outras que ela não precisa se sentir excluída ou julgada, por gostar de algo, por ser diferente. Também gosto de provocar os adultos, sempre de forma delicada e lúdica, sobre como eles estão olhando ou agindo com as crianças que convivem.

A Segunda Semana do Núcleo de Dramaturgia acontece até sábado, dia 6, no Oi Futuro Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo). Entrada gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes de cada programação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *