A chef ensina uma receita deliciosa para fazer com a criançada e comer com um café quentinho
Sempre que dá, dou um jeito de defender a culinária nacional. É que eu acho muito bacana essa diversidade da cultura gastronômica do Brasil. E acho melhor ainda a gente apresentá-la aos nossos pequenos. E uma das coisas mais brasileiras que temos é o pão de queijo.
Pão de queijo é igual feijão, existem várias formas de fazer. Para os mineiros ele tem gosto de infância, e é nas tradicionais receitas de família que achamos verdadeiras preciosidades.
Foi por um acaso que conheci a receita de pão de queijo que hoje apresento a vocês. Num sábado agradável, eu conheci, por meio da minha amiga Marta Paes, a Delma. Foi com sorriso fácil, coração hospitaleiro e um delicioso café que ela nos serviu o melhor pão de queijo que já provei. Fiz alguns ajustes na receita e hoje ela é um dos carros-chefes da minha padaria. A receita vai bem com um bom café, um chá ou mesmo sozinha. E é uma daquelas que a criançada ama fazer junto. Quer experimentar?
Ingredientes
500 gramas de polvilho azedo
2 xícaras de leite
½ xícara de óleo
1 colher de chá rasa de sal
4 ovos
200 gramas de queijo curado
Modo de Fazer
Leve ao fogo o leite misturado com o sal e o óleo e deixe-o até levantar fervura. Em uma tigela grande, despeje o polvilho e jogue a mistura de leite e óleo sobre ele. Misture com um garfo ou um colher, mas não sova a massa, apenas misture bem. Espere esfriar.
Depois de frio acrescente o queijo e os ovos. Faça bolinhas, no tamanho desejado e leve ao forno pré-aquecido, deixando assar por cerca de 20 minutos. Sirva bem quentinho.
Nota: Esta receita rende cerca de 1 kg de pão de queijo. Você pode congelar e assar aos poucos, conforme sua vontade.