Fechado por tempo indeterminado por conta das orientações de isolamento contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) disponibilizou opções divertidas para as famílias preencherem o tempo com atividades lúdicas e informativas. De casa, é possível acessar a “Experiência de Realidade Virtual sobre o Homem na Lua”, a “Visita Remota ao Campus do MAST” e a “Coleção de Bonecos de Papel para imprimir e montar”. Confira no texto abaixo, produzido pelo Mast, como fazer. Divirta-se!
Experiência de Realidade Virtual sobre o Homem na Lua
Ao acessar o endereço https://go.superviz.com/b8sK3z4LX4, é possível vivenciar esta experiência, que utiliza a plataforma SuperViz, na qual as pessoas podem interagir na superfície lunar, abrindo informações como textos, fotos e vídeos. A experiência é multiplataforma, roda pelo navegador e pode ser acessada por computadores, tablets e smartphones. Basta deslocar o cursor na tela e clicar sobre a opção escolhida para abrir. Aliás, o celular inteligente permite o modo de visualização imersivo, com o uso de headsets de realidade virtual.
Visita Remota ao Campus do MAST
Pelo endereço https://app.mast.br/ é possível acessar o WebApp do MAST, que permite fazer um passeio virtual pelo Campus do MAST e Observatório Nacional, com direito a tour 360°. Com navegação simples, o WebApp MAST exibe o menu na tela inicial com opções em português e em inglês e sete categorias de informação. Em Audioguia, o usuário vai dispor de todo o conteúdo gravado, desde a locução das boas-vindas ao Museu, até as descrições sobre instrumentos, pavilhões de lunetas e outras edificações. Em Sobre o Campus, o usuário tem acesso a um resumo da história do MAST e do Observatório Nacional, desde os primórdios em que o Imperial Observatório do Rio de Janeiro funcionava no extinto Morro do Castelo, até o início da década de 1920, e depois foi transferido para o local onde está até hoje. O Tour 360º, com imagens panorâmicas de dezenove pontos de destaque no Campus; e Site do MAST.
O MAST lançou uma coleção de bonecos de papel, para imprimir e montar em casa, que representam personalidades e elementos da astronomia e das ciências afins. Semanalmente, o Museu vai disponibilizar moldes para baixar e divertir as crianças. Para começar, o MAST celebra a exposição O Eclipse: Einstein, Sobral e o GPS. Os quatro primeiros bonecos são os dos cientistas Albert Einstein e Henrique Morize e representações lúdicas da Lua e do Sol.
Para fazer o download dos moldes da série O Eclipse, basta acessar os seguintes links:
Sol – http://www.mast.br/images/noticias/2020/marco/PaperToy-MAST_Sol.pdf
Lua
http://www.mast.br/images/noticias/2020/marco/PaperToy-MAST—Lua.pdf
Henrique Morize
http://www.mast.br/images/noticias/2020/marco/PaperToy-MAST_HenriqueMorize.pdf
Albert Einstein
http://www.mast.br/images/noticias/2020/marco/PaperToy-MAST_AlbertEinstein.pdf
Para fazer o download dos moldes da série Missão Apollo 11, basta acessar os seguintes links:
Buzz Aldrin
http://www.mast.br/images/noticias/2020/marco/PaperToy_Personagens-MAST_Aldrin.pdf
Michael Collins
http://www.mast.br/images/noticias/2020/marco/PaperToy_Personagens-MAST_Collins.pdf
Neil Armstrong
http://www.mast.br/images/noticias/2020/marco/PaperToy_Personagens-MAST_Armstrong.pdf
Nave Apollo 11
http://www.mast.br/images/noticias/2020/marco/PaperToyMAST_Nave.pdf