Cia. Teatral Ensinoemcena se especializa em montagens de peças em colégios
Peças teatrais pensadas para crianças e adolescentes dentro das escolas. Assim a Cia. Teatral Ensinoemcena vem desenvolvendo há 12 anos espetáculos que abordam temas relacionados à educação, que são apresentados nos próprios colégios. O trabalho é reconhecido por professores e tem feito sucesso entre alunos. Os temas abordados vão desde saúde bucal (“Dente da gente”) à educação financeira (“O drama da família Gastão). E as mensagens chegam ao público com a roupagem lúdica e reflexiva da dramaturgia teatral.
– Temos espetáculos para todas as faixas etárias e segmentos. Desde infantil, passando por fundamental 1 e 2 e chegando ao Ensino Médio. Também já apresentamos apenas para os pais ou para os funcionários das escolas. Sempre com o mesmo desempenho e sucesso que nossas peças proporcionam ao público-alvo – diz Filippe Neri, produtor cultural e ator da companhia.
Segundo ele, além dos temas, a estrutura das peças são sempre adaptadas ao universo escolar. Em algumas escolas, não há um teatro ou auditório para a montagem, mas ainda assim, o espetáculo pode ser realizado.
– Precisamos sempre produzir algo pensando no tipo de espaço físico que iremos encontrar, tem também a questão da inversão da zona de conforto do ator. Em relação ao tipo de espaço, já apresentamos em quadras, pátios, bibliotecas, salas de aula e até refeitório onde o espaço destinado para apresentação não tinha mais que 2 metros quadrados. Mas para nós, a estrutura é o de menos. O importante é o aluno sair da escola com aquela mensagem na cabeça, que ele recebe de forma divertida e séria. Quando estamos dentro de uma escola, a linha de apresentação é completamente diferente de um teatro fechado, pois na verdade estamos “invadindo” um ambiente que é deles. Eles podem decidir se aceitam ou não aquele espetáculo e por isso, a linguagem e o jogo de cintura dos atores tem que ser bem diferente do tradicional. Por isso o teatro sério, o olhar e a qualidade no texto e na interpretação dos atores são os focos principais de nosso grupo – explica Filippe.
A longevidade do projeto indica a seriedade do trabalho. Já são 15 peças, apresentadas em cerca de 700 escolas. A companhia não conta, atualmente, com patrocínio fixo, mas tem várias parcerias no currículo. Por isso, segundo Filippe, algumas apresentações foram (e podem ser) gratuitas, outras são contratadas pelas escolas interessadas:
– Somos uma empresa regularizada e temos custos. Quando o patrocínio acontece, oferecemos gratuitamente as apresentações teatrais para as escolas. Porém, também negociamos diretamente nossa ida com as direções das escolas, que já conhecem a seriedade de nosso trabalho, assim como o profissionalismo e a qualidade.
No momento, A Ensinoemcena faz temporada da peça “Bullying. Tô fora!”, tema, aliás, que costuma ser solicitado pelos educadores.
– Estamos sempre antenados nos assuntos mais envolventes no dia à dia dos alunos e professores. Tudo iniciou com o espetáculo “O Vestibulando” que foi sucesso em mais de 350 escolas. Com isso, fomos conhecendo cada vez mais o universo deles. Os próprios professores começaram a nos pedir temas como bullying, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros – conta o produtor.
Veja abaixo os espetáculos da Ensinoemcena.
. O vestibulano (escolha profissional e vestibular)
. Passei no vestibular (escolha profissional e vestibular)
. Bullying, tô fora!(bullying entre adolescentes e adultos)
. Bullying não é brincadeira (bullying entre crianças)
. Mãe, eu vou ser mãe (DSTs e gravidez na adolescência)
. Viva (drogas)
. O drama da família Gastão (educação financeira)
. O auto da freguesia (direitos do consumidor)
. Comer bem é um bom negócio(alimentação saudável)
. Dente da gente(saúde bucal)
. Escola segura escola do futuro (segurança dentro/fora da escola)
. Ctadores de Histórias (lixo e reciclagem)
. Andersen Lobato (incentivo à leitura e preservação ao meio ambiente)
. Estresse, a palestra (estresse)
. Se segura se não você cai (acidentes de trabalho e doméstico)