Coruja Família

Vovós e netinhos: relação saudável

Cuidar dos netos pode melhorar a saúde dos idosos

Muitas vovós são, sem dúvidas, as segundas mães dos netos, quando cuidam das crianças na ausência dos pais. A relação tão próxima entre avós e netinhos, diz a geriatra Daniele Aguiar Lima, faz bem tanto às crianças quanto aos idosos.

– É muito bom esse contato intergeracional. Os idosos normalmente melhoram sua autoestima e seu humor ao terem um novo “objetivo, significado” para sua vida. Geralmente são indivíduos que já estão aposentados e se sentem produtivos novamente. Além disso, os idosos podem vivenciar a infância dos netos de uma forma mais intensa do que foi com seus próprios filhos. Muitos deles dizem que trabalhavam muito, não tinham tempo de brincar com os filhos e que eram muito rígidos. Poder retornar esse ambiente de brincadeiras e leveza do mundo infantil faz um bem enorme na vida dessas pessoas, diminui possíveis sentimentos de culpa e frustração e, muitas vezes, até melhora os relacionamentos dentro da família – avalia Daniele, chefe de Clínica do Serviço de Geriatria do Hospital Federal dos Servidores.

Tania com os netos Matheus e Davi

Tania Mara Paes da Silva, de 68 anos, sente mesmo que recupera algo da época que cuidava das duas filhas. Sente-se bem com o fato de ser responsável, novamente, por cuidar de crianças, ao mesmo tempo que sente menos o peso em educá-las. Ela ajudou a cuidar dos dois primeiros netos, hoje na casa dos 20 anos, e, atualmente, ajuda a tomar conta dos netos Davi e Matheus, de 11 anos, e da bisneta, Giovana, de 4 anos.

– Foi muito bom cuidar dos netos. Representou muito para mim porque eu me sentia útil e feliz por ter uma responsabilidade de avó. Tomo conta da minha bisneta desde que ela nasceu. Gosto quando saio sozinha com eles, e quando estão na minha casa sou eu quem dou as ordens. Só não gosto de ficar com eles quando estão doentes. Fico com receio de acontecer alguma coisa  – diz  Tania.

Em muitas famílias, é comum os pais contarem com a ajuda de seus pais para tomarem conta das crianças. A confiança seja, talvez, a maior razão. Em muitos casos, é uma questão também financeira. Seja qual for o motivo, é muito bom poder contar com colinho e cuidados dos avós.

Tania e a bisneta, Giovana

– Como não fico todos os dias com a Giovana agora, ela sente falta e pede para a mãe trazê-la a minha casa. E aí os netos ficam com ciúmes – conta Tania.

Maria Bernadete Silva da Cunha, de 60 anos, é quem cuida dos netos Luana, de 9 anos, e Eduardo, 6 anos, enquanto a filha está no trabalho. A rotina inclui aprontar para escola, dar as refeições e levar para atividades extras. Tudo feito com muito carinho e amor, o mesmo carinho e amor que ela recebe das crianças.

– Com a filha, o peso é maior na formação tanto como pessoa quanto profissional. Já com os netos, a prioridade é o apoio junto com os pais. O que faço igual é o modo de educar. O que mudou é que aprendo mais com os netos – afirma Maria.

Avós que cuidam dos netos apresentam melhor capacidade cognitiva 

Segundo Daniele, cuidar dos netos pode contribuir, inclusive, para melhorar a saúde dos avós:

– Idosos que cuidam dos netos, normalmente, permanecem com uma melhor capacidade cognitiva e funcional. São mais ativos dentro do domicílio e têm maior autonomia no contexto da sua família e comunidade.

Mas a família não pode esquecer que vovôs e vovós também precisam de atenção especial.

– É muito importante que esse idoso não cuide do neto em tempo integral. Todo cuidador deve ter um tempo dele para descansar, se cuidar e fazer outras atividades. Embora seja divertido e revigorante estar com os netos, tem um grande desgaste físico e também emocional pela responsabilidade do cuidado. O idoso deve ter a sua rotina de atividades físicas, sono adequado, estímulo cognitivo adequado para sua idade e atividades sociais com seus amigos. Infelizmente, recebo idosos que deixam de marcar seus exames e consultas médicas porque não têm tempo para si porque cuidam dos netos. Isso não pode acontecer. Se não, essa convivência pode ter um efeito contrário – alerta Daniele.

Foto em destaque: Maria Bernadete, com os netos, Luana e Eduardo, e a filha, Pollyanna/Acervo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *