Na Cozinha

Caldo de frango gordo

Mais uma receita nutritiva e gostosa de João  Chevrand 

Um caldinho sempre cai bem. Nutritivo, então, melhor ainda. Esta semana, João Chevrand ensina a preparar um caldo de frango gordo.

 

Ingredientes:

1kg peito de frango com osso
1 cenoura média
½ ramo de cheiro verde
2 cebola roxas média
1 cebola branca média
2 folhas de louro verde
1 ½ aipo (salsão)
1 ½  litro de água filtrada
700ml de vinho branco seco
Azeite
Pimenta a gosto (aconselho as brancas)

 

Modo de preparo:

Lave bem a cenoura, as cebolas roxas, as brancas, o salsão e o peito de frango tudo em água corrente. Corte as cenouras em rodelas com espessura de dois dedos. Corte as cebolas grosseiramente e faça o mesmo com o aipo (salsão). Corte o peito de frango em quatro ou cinco pedaços, reserve. Em uma panela grande, de preferência bem funda, acrescente a água filtrada, leve ao fogo e acrescente todos os ingredientes ao mesmo tempo, inclusive o vinho branco, as folhas de louro, o azeite e a pimenta, se for o caso.

Deixe cozinhar em fogo alto até que eleve fervura; abaixe o fogo e continue cozinhando em fogo médio. Deixe cozinhar por cerca 30 minutos, após esse tempo, diminua o fogo e cozinhe por mais 20 minutos. O importante é não deixar o caldo secar e que, nesse intervalo de tempo, você consiga regar e desidratar ao mesmo tempo engrossando o caldo. Lembre que o frango contém ossos e neles existem o colágeno, muito utilizado para fabricação de gelatina, ele tem o poder de engrossar nosso caldo. Esses processos de alta temperatura e queda de temperatura farão nosso caldo gordo e consistente. Ao final, retire do fogo, despeje o caldo em uma peneira de preferência de metal em um recipiente apropriado e deixe esfriar naturalmente com a tampa.  Normalmente, um bom caldo fica horas cozinhando, regando-o e desidratando. Aqui hoje vamos fazer um bom caldo com um bom tempo de cozimento e um preparo fácil e gostoso.

Uma dica boa é não exagerar na hora de regar o caldo, coloque no máximo meio litro de água filtrada. Ao final do processo de cozimento, o caldo não vai ultrapassar mais que um litro de caldo de frango gordo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *