Saúde

Imunização de prematuros

Bebês prematuros precisam de atenção especial, e isso inclui imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que é a causa mais frequente de infecções respiratórias em nenéns nascidos com ou abaixo de 35 semanas de gestação, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM).

– A imunização é gratuita, realizada em postos especializados. É recomendada para bebês prematuros ou portadoras de doenças cardíacas congênitas e displasia broncopulmonar (DBP). O vírus pode dobrar o tempo de hospitalização da criança, ou sua permanência em unidades de tratamento intensivo, devido a problemas respiratórios. O VSR também pode ser responsável por hospitalizações constantes (três vezes mais do que bebês nascidos a termo). Bronquiolite e pneumonia são as consequências mais comuns e o VSR pode levar também a criança apresentar um chiado recorrente, que pode perdurar até os 13 anos de idade – explica o vice presidente da SBIM, Renato Kfouri.

A recomendação da SBIM é que a imunização contra o VSR seja feita independentemente das outras vacinas. Trata-se de um vírus sazonal, cuja estação de circulação varia de região para região.

– A correta imunização, durante a estação do vírus, com as doses mensais preconizadas consecutivas, é capaz de evitar em até 70% as formas graves da doença, ou seja , a hospitalização destes bebês de maior risco. A imunização é bastante segura e são raríssimos os eventos adversos, como dor no local da aplicação e febre baixa, ambos de curta duração – diz Kfouri.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil está entre os 10 países com maior número de nascimento de bebês prematuros.

Leia também “Resfriado ou alergia?”, “Zika: prevenção é a palavra-chave” e “Dia de sensibilização para a prematuridade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *